Qt 6 Alpha lançado em preparação para o lançamento final

Qt 6 Alpha lançado em preparação para o lançamento final
Qt 6 Alpha lançado em preparação para o lançamento final

E foi lançado o Qt 6 Alpha em preparação para o lançamento final, que acontecerá em dezembro deste ano. Confira as novidades desse primeiro alfa.

Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++. Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.

Mesmo com o ano tumultuado devido à pandemia de coronavírus, a The Qt Company ainda está em vias de entregar o lançamento do kit de ferramentas Qt 6.0 antes do final do ano.

Agora, Qt 6.0 Alpha foi lançado, cerca de um mês atrasado em relação ao plano de lançamento original.

Mas para ficar mais perto do lançamento no início de dezembro, eles têm planos de entregar o Qt 6.0 Beta em meados de outubro, ao invés de esperar três semanas, que fazia parte de seu plano original.

Originalmente, o Qt 6.0 deveria ser lançado no dia 1° de dezembro, mas agora é mais difícil devido ao atraso do alpha, mas no momento ainda parece que eles serão lançados em dezembro, a menos que tenham problemas com as versões beta mais recentes saindo oportunamente ou o candidato a lançamento.

Novidades do Qt 6 Alpha

Qt 6 Alpha lançado em preparação para o lançamento final

O Qt 6.0 está trazendo várias mudanças de host/destino, elimina o Qt Script, remove temporariamente os módulos Qt Multimedia/Bluetooth/Teclado Virtual até versões posteriores do Qt6, uma grande revisão em sua arquitetura gráfica para suportar melhor Vulkan e outras APIs gráficas modernas, melhorias 3D, QML de última geração, várias melhorias de ferramentas e muito mais.

Mas ir de Qt5 para Qt6 é muito menos quebras e mudanças em comparação com a transição anterior de Qt4 para Qt5.

A adoção do Qt 6 provavelmente não irá pegar até 2021 ou mesmo 2022, com o primeiro lançamento de suporte de longo prazo sendo feito até o Qt 6.2 LTS no final de 2021 e vários módulos não sendo portados para o Qt 6.0.

Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6 Alpha, acesse o Qt.io.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile