Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Raspberry Pi OS 2020-12-02 lançado com Chromium 84 e mais

E foi lançado o Raspberry Pi OS 2020-12-02 com Chromium 84 e algumas melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

Já se passaram três meses desde que a Raspberry Pi Foundation anunciou que sua distribuição Raspbian baseada em Debian para o computador de placa única Raspberry Pi tem um nome novo e mais apropriado, Raspberry Pi OS, também revelando uma próxima variante de 64 bits.

Agora, uma nova versão da distribuição oficial Raspberry Pi OS (anteriormente conhecido como Raspbian) para computadores Raspberry Pi está disponível para download, a primeira a mudar para a série de kernel Linux 5.4 LTS.

Sim. Uma nova versão da distribuição do Raspberry Pi OS foi lançada e, embora as mudanças não sejam tão grandes, ela vem com um grande salto de kernel, ou seja, kernel Linux 5.4 LTS, junto com um novo firmware Raspberry Pi.

Novidades do Raspberry Pi OS 2020-12-02

Raspberry Pi OS 2020-12-02 lançado com Chromium 84 e mais

Raspberry Pi OS 2020-12-02 inclui um navegador web Chromium atualizado, um front-end gráfico para configurar impressoras e o software de controle de áudio PulseAudio.

“Atualizamos o navegador Chromium para a versão 84. Isso nos levou um pouco mais de tempo do que gostaríamos, mas é sempre muito trabalhoso integrar a aceleração do hardware de vídeo com os novos lançamentos do navegador. Isso foi feito agora, então você deve ver a reprodução de vídeo de boa qualidade em sites como o YouTube.”

Além disso, devido aos eventos deste ano, eles fizeram muitos testes e ajustes em clientes de videoconferência, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom, e agora eles devem funcionar perfeitamente no seu Raspberry Pi’s Chromium.

A partir desta versão, eles colocaram o Raspberry Pi OS para usar o servidor de som PulseAudio.A

Uma coisa que sempre faltou no Raspberry Pi OS é uma maneira fácil de conectar e configurar impressoras. Existe uma ferramenta Linux para isso, chamada CUPS, o Common Unix Printing System.

Na verdade, ele é propriedade da Apple e é o sistema de impressão subjacente usado pelo macOS X, mas ainda é um software livre e está disponível para uso por distribuições Linux.

O CUPS sempre esteve disponível no apt, então pode ser instalado em qualquer Raspberry Pi, mas a interface padrão baseada na web é um pouco hostil.

Várias ferramentas front-end de terceiros foram escritas para tornar o CUPS um pouco mais fácil de usar, e eles decidiram usar uma chamada system-config-printer.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Raspberry Pi 2020-12-02

A imagem ISO do Raspberry Pi 2020-12-02 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile