Recurso Audio Magic Eraser pode estrear com o Google Pixel 8

Semelhante ao Magic Eraser do Google, mas com foco no áudio, o recurso Audio Magic Eraser pode estrear com o Google Pixel 8.

O Magic Eraser do Google é uma ferramenta no aplicativo Google Fotos que permite remover pessoas indesejadas ou outros objetos das fotos apenas destacando-os e optando por apagá-los e substituí-los por imagens geradas por IA que preenchem a lacuna com algo de aparência plausível.

Ele estreou originalmente com o smartphone Google Pixel 6, mas ficou disponível para todos os dispositivos Pixel no início deste ano.

Agora parece que o Google planeja introduzir um recurso Audio Magic Eraser com a série Pixel 8, que deve estar disponível ainda este ano.

Recurso Audio Magic Eraser pode estrear com o Google Pixel 8

Recurso Audio Magic Eraser pode estrear com o Google Pixel 8
Recurso Audio Magic Eraser pode estrear com o Google Pixel 8 (@EZ8622647227573)

O Google ainda não anunciou oficialmente o novo recurso, mas um pequeno vídeo promocional vazado por @EZ8622647227573 mostra como ele funcionaria.


Em vez de remover objetos visuais de uma foto, o Audio Magic Eraser removeria sons indesejados de uma gravação de vídeo. Os usuários tocam um botão, a ferramenta identifica sons no vídeo, decide quais são provavelmente ruídos e permite removê-los e salvar uma nova versão do vídeo.

Também parece haver um controle deslizante que ajuda a determinar quanta redução de ruído aplicar.

Assim como o Magic Eraser é basicamente uma versão simplificada de algo que as pessoas fazem com o PhotoShop e outras ferramentas de edição de imagem há anos, este Audio Magic Eraser não é exatamente mágico: é semelhante a alguns dos softwares que uso para editar podcasts, como Izotope RX ou Waves Clarity Vx.

E vimos empresas como a NVIDIA alavancando a arquitetura de GPU por vários anos para permitir que os jogadores reduzam o ruído de fundo durante a transmissão ao vivo.

O que seria novo aqui é trazer uma solução de quase 1 clique para redução de ruído de fundo para um smartphone.

Muitos tendem a preferir ferramentas que fornecem pelo menos mais alguns botões e configurações para ajudá-lo a escolher exatamente quais sons são removidos ao realizar esse tipo de redução de áudio de fundo, pois deixá-lo completamente para um processo automatizado corre o risco de fazendo as coisas soarem antinaturais.

Mas, para a maioria das pessoas, suspeito que a capacidade de cortar o ruído de fundo em alguns segundos como forma de facilitar a audição do diálogo, música ou outro áudio em uma gravação seria um recurso de bônus muito bom para se ter em um smartphone.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.