Regolith Desktop 1.5 lançado com melhorias e otimizações importantes

Foi lançado o Regolith Desktop 1.5 com melhorias e otimizações importantes. Confira as novidades desse update e veja como instalar.

Regolith combina o gerenciamento de sistema baseado no GNOME com uma interface de usuário baseada em teclado, construída em torno de i3-gaps, Rofi e outras ferramentas centradas em atalhos.

Esse é um ambiente de desenvolvedor pela mesma equipe por trás da distribuição Linux com o mesmo nome.

O projeto se posiciona como um ambiente de desktop moderno, desenvolvido para execução mais rápida de ações típicas, otimizando os processos de trabalho e eliminando a confusão desnecessária.

O objetivo é fornecer uma interface funcional, mas minimalista, que possa ser personalizada e expandida de acordo com as preferências do usuário.

O Regolith Linux pode ser de interesse para iniciantes, acostumados a sistemas de janelas tradicionais, mas que desejam experimentar técnicas de mosaico de janelas.
 
Apesar de seu design visual mínimo, o Regolith oferece recursos modernos de gerenciamento de arquivos e sistemas, como monitores externos e gerenciamento de armazenamento, configurações de Wi-Fi e bluetooth, além de configurações de idioma e privacidade.

Embora ainda seja muito dependente de atalhos – você abre, fecha, move e alterna principalmente janelas e áreas de trabalho usando atalhos de teclado – o Regolith remodela o i3 para uma forma menos intimidadora.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu software, o Regolith Desktop 1.5.

Novidades do Regolith Desktop 1.5

Regolith Desktop 1.5 lançado com melhorias e otimizações importantes
Regolith Desktop 1.5 lançado com melhorias e otimizações importantes

Regolith Desktop 1.5 é um novo lançamento de recurso do ambiente de desktop baseado em i3 e inclui melhorias e otimizações importantes destinadas a simplificar o gerenciamento do espaço de trabalho e aprimorar a experiência geral do usuário.

A partir desta versão, a área de trabalho Regolith torna mais fácil mudar para um espaço de trabalho não utilizado (ou seja, um sem aplicativos abertos atualmente).

Isso pode ser feito automaticamente ou o usuário pode pressionar os atalhos super + `ou super + alt +` para mover para a próxima área de trabalho livre ou mover a janela em foco para a próxima área de trabalho livre, respectivamente.

Regolith 1.5 muda para gsettings overrides. É uma mudança técnica, mas significa que qualquer um usando o ambiente de desktop Regolith ao lado de um DE baseado em GNOME diferente (como o Ubuntu regular) não encontrará mais a configuração do Regolith afetando sua sessão não-Regolith.

Além de incluir vários novos “looks” – há até um inspirado no Pop OS – o Regolith 1.5 torna mais fácil alternar/alterar o tema.

Os usuários não precisam mais se preocupar com a edição de um arquivo de texto obscuro no back-end do Narnia, mas podem mudar o tema do app-launcher rofi. Como? Executando -l e escolhendo um dos temas apresentados pelo diálogo rofi.

Outras vantagens nesta melhoria incluem suporte rofi para o aplicativo de lista de tarefas simples (td-cli); a versão mais recente do i3-gaps’; e os novos meta pacotes regolith-desktop-minimal, regolith-desktop-standard, regolith-desktop-mobile e regolith-desktop-complete.

Como instalar ou atualizar o Regolith Desktop

A área de trabalho Regolith pode ser instalada no Ubuntu 18.04 LTS (e superior) adicionando um PPA. Como alternativa, os usuários podem baixar o Regolith Linux, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que envia a experiência de desktop Regolith por padrão.

Para isso, use esse tutorial:
Como instalar o Regolith Desktop no Ubuntu, Mint e derivados

O segundo método que permite usar esse ambiente é baixar a distribuição e executar a instalação do zero em um computador ou em uma máquina virtual.
Regolith Linux é o Ubuntu com o ambiente i3 e algo mais

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.