Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Reprodução de vídeo acelerada por hardware já é possível no PinePhone

Demorou mais chegou, e a reprodução de vídeo acelerada por hardware já é possível no PinePhone. Confira os detalhes dessa ótima novidade.

Já faz algum tempo que você assiste a vídeos em um PinePhone, mas até recentemente a maioria dos reprodutores de vídeo disponíveis para o telefone dependia de software para renderizar vídeos.

Isso significa que eles martelam os recursos limitados da CPU do telefone, fazendo com que o vídeo ocasionalmente pareça instável e muitas vezes limitando a reprodução a resoluções baixas.

Recentemente, Brian Daniels descobriu um método para habilitar a reprodução de vídeo acelerada por hardware usando ferramentas de linha de comando.

Agora, o suporte foi incorporado a um reprodutor de mídia chamado Clapper. Não há mais necessidade de acionar um terminal para iniciar a reprodução de seu vídeo.

Reprodução de vídeo acelerada por hardware já é possível no PinePhone

Reprodução de vídeo acelerada por hardware já é possível no PinePhone

A aceleração de hardware significa basicamente que, em vez de depender da CPU de uso geral para lidar com a reprodução de vídeo, o Clapper (e teoricamente outros aplicativos) pode alavancar a GPU da PinePhone (um processador gráfico ARM Mali-400 MP2).

Isso leva a uma reprodução de vídeo mais suave e a uma maior eficiência – a reprodução de vídeos não esgota a bateria do telefone tão rapidamente ou faz com que outros processos que podem estar sendo executados em segundo plano fiquem lentos.

Ainda é cedo para vídeo acelerado por hardware no PinePhone. No momento, ativar o recurso não é tão simples quanto instalar um aplicativo. Em vez disso, você precisa:

Este pode ser o exemplo mais recente de porque o PinePhone ainda não está realmente pronto para o público em geral, mas é um excelente dispositivo para hackers e entusiastas do Linux.

Uma pequena equipe de desenvolvedores descobriu como fazer algo novo com o telefone para torná-lo um pouco mais utilizável… e é algo que pessoas experientes agora devem ser capazes de replicar com bastante facilidade.

Mas provavelmente demorará um pouco até que a instalação deste aplicativo em particular seja tão simples quanto baixá-lo de uma loja de aplicativos ou repositório.

Sair da versão mobile