Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso

Conheça o Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso. Confira os detalhes desse pequeno console de jogos.

Vimos consoles retrô que são pequenos o suficiente para serem colocados em um chaveiro. Mas o Retro Gaming Watch é um pequeno console de jogos que você pode usar no pulso e como relógio quando não estiver jogando nele.

Mas você também pode virar a tela para revelar um mini console de videogame que parece um Game Boy SP. E há hardware e software para auxiliar na emulação, permitindo que você jogue jogos clássicos de console em um console pequeno.

Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso

Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso
Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso

Sim. O Retro Gaming Watch é um mini Game Boy SP para usar no pulso. O desenvolvedor está arrecadando dinheiro por meio da campanha de crowdfunding Kickstarter para o Retro Gaming Watch, com recompensas antecipadas a partir de US$ 159.

Espera-se que os principais patrocinadores sejam enviados em novembro de 2024.

Uma das primeiras coisas a notar sobre o pequeno console de videogame retrô é que você não deveria jogar enquanto ele está no pulso: isso seria um pesadelo ergonômico.

Em vez disso, você pode colocá-lo em uma pulseira para usar como relógio e retirá-lo quando quiser jogar. Há um pequeno display externo para funções básicas do relógio, além de um display LCD interno de 1,54 polegadas, 320 x 320 pixels e 60 Hz para jogos.

Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso
Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso

Existem quatro botões de ação, além de um D-Pad, um alto-falante mono integrado, magnetômetro e acelerômetro.
Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso
Retro Gaming Watch, um mini Game Boy SP para usar no pulso

Sob o capô, o sistema é alimentado por um chip Renesas/Dialog DA14706 com um processador de aplicativos de 160 MHz, dois processadores ARM Cortex-M0 para sensores e Bluetooth, uma GPU 2D e 1,5 MB de memória interna mais 8 MB de RAM QSPI externa.

Mas também há um FPGA Efinix T20 que pode ser configurado para “criar hardware de videogame personalizado em tempo real” com núcleos personalizados para emular aqueles usados ​​na “maioria dos consoles de jogos de 8 e 16 bits”.

Em outras palavras, embora o processador principal do aplicativo não seja exatamente uma potência, ele não precisa ser quando você joga jogos clássicos de console, já que grande parte do trabalho de emulação é feito pelo FPGA.

O desenvolvedor Jason Rogers diz que já existe um dispositivo de prova de conceito funcional que oferece recursos de smartwatch e jogos, incluindo:

  • Recursos do smartwatch
    • Veja notificações do smartphone no seu pulso
    • Envie e receba mensagens quando conectado a um telefone
    • Interaja com aplicativos de smartphone
  • Recursos de jogos retrô
    • Baixe aplicativos, jogos e atualizações através de uma conexão sem fio para o seu telefone
    • Jogue DOS e jogos de console de 8 ou 16 bits

Rogers diz que as primeiras versões do relógio duram cerca de 2 a 4 horas de bateria enquanto joga jogos 2D com o FPGA ativado, mas você pode obter até 2 dias de bateria ao usar o Retro Gaming Watch como um smartwatch.

Ainda há algumas coisas em aberto, incluindo o design final do case, que pode depender de quanto dinheiro for arrecadado com a campanha Kickstarter. Se milhares de pessoas apoiarem o projeto, a versão final do Retro Gaming Watch poderá ter um corpo de aço usinado.

Se o número estiver na faixa de 500+, então pode ser plástico moldado por injeção. E se for muito menor, provavelmente terá uma caixa impressa em 3D.

Também há uma chance de que a versão final tenha recursos adicionais, como botões de ombro, leitor de cartão microSD, monitor de frequência cardíaca ou câmera.

Tal como acontece com qualquer projeto de crowdfunding, existem alguns riscos envolvidos: apoiar a campanha não é exatamente o mesmo que pré-encomendar.

Há uma chance de que o Retro Gaming Watch nunca seja lançado ou não cumpra sua promessa, mesmo que o faça. Mas é certamente um dos projetos de retro/minijogos mais ambiciosos que já vi há algum tempo.

Pessoas que não querem esperar até novembro de 2024 para colocar as mãos em um também podem doar US$ 350 para o nível “Beta Tester” para receber um protótipo “terrível” com uma caixa impressa em 3D e placas de desenvolvimento soldadas à mão, entre outras coisas.

Mas eles estão programados para chegar em março de 2024 e os testadores beta também receberão a versão final do relógio quando estiver pronto para envio, além da opção de comprar quaisquer revisões de protótipo futuras a preço de custo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.