RHEL 8.8 lançado com melhorias e atualizações de pacotes

E foi lançado o RHEL 8.8 com melhorias e atualizações de pacotes. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.

Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.

A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.

Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.

Agora, a Red Hat anunciou a disponibilidade geral do Red Hat Enterprise Linux 8.8 como a atualização mais recente de sua série de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.

Novidades do RHEL 8.8

RHEL 8.8 lançado com melhorias e atualizações de pacotes
RHEL 8.8 lançado com melhorias e atualizações de pacotes

Sim. Logo após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 9.2, foi anunciado o lançamento da atualização do branch anterior para o Red Hat Enterprise Linux 8.8, que é acompanhado em paralelo com o branch RHEL 9.x e terá suporte até pelo menos 2029.

Até 2024, a ramificação 8.x estará na fase de suporte total, que inclui a inclusão de melhorias funcionais, após a qual passará para a fase de manutenção, na qual as prioridades mudarão para correções de bugs e segurança, com pequenas melhorias.

Esta versão de atualização do RHEL 8.8 destaca que o GNOME oferece a capacidade de personalizar o menu de contexto que é exibido quando você clica com o botão direito do mouse na área de trabalho.

O usuário agora pode adicionar itens ao menu para executar comandos arbitrários. O GNOME permite desativar a troca de áreas de trabalho virtuais deslizando para cima ou para baixo com três dedos no trackpad.

No RHEL 8.8, o YUM implementa o comando offline-upgrade para aplicar atualizações ao sistema offline.

A essência da atualização offline é que, primeiro, novos pacotes são baixados com o comando yum offline-upgrade download, após o qual o comando yum offline-upgrade reboot é executado para reiniciar o sistema em um ambiente mínimo e instalar as atualizações existentes sem interferir no trabalho processos.

Outra mudança notável é que um novo pacote synce4l foi adicionado para usar a tecnologia de sincronização de frequência SyncE suportada em algumas placas de rede e switches de rede, o que pode melhorar a eficiência da comunicação em aplicativos RAN devido a uma sincronização de tempo mais precisa.

Além disso, vale destacar também que foi adicionado ao fapolicyd um novo arquivo de configuração /etc/fapolicyd/rpm-filter.conf, que permite determinar quais programas um determinado usuário pode executar e quais não.

Por outro lado, podemos descobrir que um utilitário de caixa de ferramentas foi adicionado, o que permite iniciar um ambiente de sandbox adicional, que pode ser organizado arbitrariamente usando o gerenciador de pacotes DNF usual.

Você só precisa executar o comando “toolbox create”, após o qual a qualquer momento você pode entrar no ambiente gerado com o comando “toolbox enter” e instalar qualquer pacote usando o utilitário yum.

Também digno de nota, o Red Hat Enterprise Linux 8.8 adicionou suporte para imagens vhd usadas no Microsoft Azure para a arquitetura ARM64, bem como políticas SELinux atualizadas para oferecer suporte a systemd-socket-proxyd e opções adicionais ao utilitário oslat para medir a latência.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova atualização para o ramo 8.x:

  • Podman adicionou suporte para gerar eventos de auditoria e usar o formato Sigstore para armazenar assinaturas digitais junto com imagens de contêiner.
  • Ferramentas de contêiner atualizadas para gerenciar contêineres isolados, incluindo pacotes como Podman, Buildah, Skopeo, crun e runc.
  • A glibc implementa um novo algoritmo de classificação para links dinâmicos DSO que usa uma técnica de pesquisa em profundidade (DFS) para resolver problemas de desempenho no tratamento de dependência de loop.
  • O utilitário rteval fornece informações resumidas sobre downloads de programas, encadeamentos e a CPU envolvida na execução desses encadeamentos.
  • O pacote inkscape, inkscape1, foi substituído pelo inkscape1, que usa Python 3. A versão do inkscape foi atualizada de 0.92 para 1.0.
  • O SSSD adicionou suporte para nomes de diretório inicial em minúsculas (usando a substituição “%h” no atributo override_homedir especificado em /etc/sssd/sssd.conf). Além disso, os usuários podem alterar a senha armazenada no LDAP (ativada pela configuração do atributo ldap_pwd_policy como shadow em /etc/sssd/sssd.conf).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RHEL 8.8

A imagem ISO do RHEL 8.8 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.