RHEL 9.3 lançado com suporte a ambientes UEFI em nuvem

E foi lançado o RHEL 9.3 com suporte a ambientes UEFI em nuvem, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.

Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.

A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.

Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.

Agora, a Red Hat anunciou hoje o Red Hat Enterprise Linux 9.3 como a terceira atualização de sua mais recente e melhor série de sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 9, adicionando vários novos recursos, melhorias e componentes atualizados.

Novidades do RHEL 9.3

RHEL 9.3 lançado com suporte a ambientes UEFI em nuvem
RHEL 9.3 lançado com suporte a ambientes UEFI em nuvem

Sim. A Red Hat anunciou o lançamento de uma nova atualização para sua linha de produtos 9.x Red Hat Enterprise Linux (RHEL). A nova versão, RHEL 9.3, introduz algumas mudanças, incluindo suporte a ambientes UEFI em instâncias de nuvem.

Anteriormente, o construtor de imagens RHEL criava imagens AMIs de arquitetura EC2 AMD ou Intel de 64 bits com suporte apenas para o tipo de inicialização legado.

Como consequência, não foi possível aproveitar determinados recursos da AWS que exigem inicialização UEFI, como inicialização segura.

Esse aprimoramento estende a imagem AMI da arquitetura AWS EC2 AMD ou Intel de 64 bits para oferecer suporte à inicialização UEFI, além da inicialização do BIOS legado. Como resultado, agora é possível aproveitar os recursos da AWS que exigem a inicialização da imagem com UEFI.

A nova versão também facilita a seleção de um kernel específico ao instalar em processadores ARM.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RHEL 9.3

A imagem ISO do RHEL 9.3 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.