Rhino Linux 2023.1-beta5 lançado com o Unicorn Desktop

E foi lançado o Rhino Linux 2023.1-beta5 com o Unicorn Desktop, seu novo desktop. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Rhino Linux reinventa a experiência do Ubuntu como uma distribuição de lançamento contínuo em um ambiente de desktop estável.

O gerenciador de pacotes Pacstall está no centro da distribuição, fornecendo pacotes essenciais, como o kernel do Linux, Firefox, aplicativos e temas específicos do Rhino Linux.

Pacstall sempre fornecerá o software mais recente, mesmo software que não esteja disponível nos repositórios do Ubuntu, e nossa configuração XFCE personalizada fornece uma área de trabalho tradicional que simplesmente funciona, para que você possa começar a usar seu computador instantaneamente.

No Rhino Linux, o ambiente XFCE Desktop é usado por sua base estável e sólida. Mas agora, o desenvolvedor conhecido como http.llamaz lançou uma nova atualização para o sistema operacional em que está trabalhando em maio.

Rhino Linux 2023.1-beta5 lançado com o Unicorn Desktop

Rhino Linux 2023.1-beta5 lançado com o Unicorn Desktop
Rhino Linux 2023.1-beta5 lançado com o Unicorn Desktop

Esta nova versão, atualmente numerada como 2023.1-beta5, ainda é baseada no Ubuntu e sua filosofia semi-original, mas agora usa seu próprio desktop. Seu nome, Unicorn Desktop, e não se pode dizer que não seja bonito.

O sistema operacional no qual foi implementado é o Rhino Linux, que é o nome que o Ubuntu Rolling Release recebeu quando ficou um pouco maior. Ou melhor, quando seu desenvolvedor percebeu que estava chamando a atenção da comunidade.

Já se sabia que usaria o Xfce como ambiente gráfico, mas naquela época ainda não se sabia que usaria o Unicorn Desktop, que é baseado nele.

O Unicorn Desktop me lembra muito o GNOME.

O que vemos depois de instalar o sistema operacional é o que aparece na captura de tela do cabeçalho: um painel superior, que contém a data na parte central, à direita o que seria a bandeja do sistema e à esquerda para gerenciamento de sessões, e um dock que está no lado esquerdo como nas versões anteriores do GNOME.

Nesse dock existem três botões típicos do Unicorn Desktop:

  • O U é para a barra de pesquisa. É como o KRunner do KDE ou o Spotlight da Apple, para dar alguns exemplos. Também pode ser acessado com META + S.
  • Os 9 pontinhos são para a gaveta do app, que pode ser acessada com o atalho META + A.
  • Os três retângulos sobrepostos são para o Desktop Switcher. O atalho para abri-lo com o teclado é META + D.

Não se pode dizer muito mais sobre o Unicorn Desktop sem falar sobre o Rhino Linux. http.llamaz queria usar um desktop leve, o Xfce, mas com uma imagem um pouco mais refinada.

Assim que mergulhamos nos aplicativos e afins, a sensação de que estamos usando o GNOME desaparece e encontramos aplicativos como ajustes do Nemo ou do Xfce. Mas, como acabamos de dizer, isso já é mais Rhino do que Unicorn Desktop.

Esta é uma nova oportunidade para os mais críticos falarem sobre fragmentação e assim por diante. Para quem quer opções, o Unicorn Desktop é mais um. Mais informações sobre o desktop, pode ser vistas aqui.

Este desktop pode ser testado baixando o Rhino Linux ISO, disponível no link mais abaixo.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Rhino Linux 2023.1-beta5

A imagem ISO do Rhino Linux 2023.1-beta5 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.