Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos

De acordo com o Techcrunch o fundador do movimento do software livre Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos. Entenda o que aconteceu.

Além de ser um aclamado programador e hacker, Richard Matthew Stallman é um ativista, fundador do movimento do software livre, do projeto GNU, e da Free Software Foundation (FSF), e alguns dos seus maiores feitos incluem Emacs, o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger.

Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos
Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos

Ele ocupou o cargo no MIT CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Lab, ou Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial) e no conselho de administração da Free Software Foundation desde que foi fundada em 1985.

Bem, agora ele interrompe sua atividade no MIT e também deixa de ser presidente da FSF. Algo que parece incomum, mas que tem sua explicação.

Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos

Sim. Por mais surpreendente que pareça, é verdade que Richard Stallman renunciou ao cargo no MIT e também na FSF (Free Software Foundation).

Essa notícia veio do Techcrunch e parece que foi uma decisão do próprio Stallman por causa de supostas pressões que ele estava recebendo devido a alguns mal-entendidos, segundo o pai do software livre.

Tudo acontece porque um graduado do MIT publicou no Medium na semana passada um texto sob o título “Remove Richard Stallman”.

Este artigo citou um e-mail do próprio Stallman, onde ele comentou o caso Marvin Minsky, professor do MIT acusado de agressão sexual.

A suposta vítima disse que foi forçada a fazer sexo com o professor no complexo de Epstein. Além disso, operava uma rede de menores e foi condenado por isso.

Esses fatos são realmente repreensíveis pelo professor. Mas que fique claro que Richard Stallman não foi acusado ou condenado por nada (sem confusão), pois o que ele fez foi comentar esse caso pelo e-mail, como eu já dito antes.

Mas seus comentários foram usados ​​contra ele. Stallman disse que “o termo ‘agressão sexual’ é um tanto vago e escorregadio” e que a vítima “apareceu antes que Minsky estivesse totalmente preparado”.

A isto se acrescenta que o MIT recebeu financiamento da Epstein com valores que parecem exceder o que eles reconheceram publicamente.

E assim, o chefe do MIT e o próprio Stallman decidiram renunciar por esses motivos.

Richard comentou que com suas palavras que houve “uma série de mal-entendidos e caracterizações errôneas”, mas pelas pressões que ele acabou renunciando.

Talvez essa seja a melhor decisão quando um erro é cometido, grande ou pequeno, se afastar para não prejudicar os projetos.

Afinal, alguns tentam manter suas acusações apesar de tudo e isso acaba gerando um problema maior.

E você? O que acha dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock