Ruby 3.3 lançado com novo analisador e compilador Pure-Ruby JIT

E foi lançado a linguagem Ruby 3.3 com novo analisador e compilador Pure-Ruby JIT, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Ruby é uma linguagem interpretada de script orientada a objeto, aliás, uma linguagem de programação popular entre um grande número de desenvolvedores.

Rails são o framework para executar a linguagem ruby. Essa linguagem foi criada por Yukihiro “Matz” Matsumoto e publicada pela primeira vez em 1995.

Essa linguagem foi implementada combinando as características de outras linguagens de programação populares, como PERL, Smalltalk, Ada etc.

Ruby é uma linguagem de programação projetada para simplificar algumas das tarefas da programação. Reduz algumas das partes complexas da programação e permite ao programador construir rapidamente algo do zero.

Agora, os desenvolvedores da linguagem de programação Ruby lançaram uma versão de Natal da mais recente iteração dessa linguagem focada em simplicidade e produtividade, Ruby 3.3.

Novidades do Ruby 3.3

Ruby 3.3 lançado com novo analisador e compilador Pure-Ruby JIT
Ruby 3.3 lançado com novo analisador e compilador Pure-Ruby JIT

No Natal está o Ruby 3.3 como uma grande atualização para esta linguagem de programação dinâmica de código aberto. Com Ruby 3.3, o analisador Prism é adicionado, bem como um novo compilador just-in-time (JIT) de Ruby puro.

O Ruby 3.3 traz consigo o analisador Prism como um analisador descendente recursivo portátil, tolerante a erros e de fácil manutenção. O Prism é considerado pronto para produção e agora pode ser usado no lugar do analisador Ripper.

Ruby 3.3 também adiciona RJIT como um compilador Ruby puro para substituir o MJIT. No momento, o RJIT suporta apenas x86_64 em arquiteturas do tipo Unix e é considerado apenas para fins experimentais.

Embora o RJIT seja interessante, ele ainda não está pronto para produção e os usuários ainda são recomendados a usar o compilador YJIT.

YJIT com esta versão Ruby 3.3 recebeu muitas melhorias de desempenho, melhorou significativamente o uso de memória e uma variedade de outras melhorias para tornar este compilador JIT muito melhor do que com versões anteriores.

Por fim, o Ruby 3.3 também usa Lrama como geração de analisador para substituir Bison, o agendador de threads M:N foi introduzido e há uma variedade de outras melhorias de desempenho, como o coletor de lixo do Ruby.

Para saber mais sobre essa versão do Ruby, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ruby

Para instalar a versão mais recente do Ruby nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a linguagem de programação Ruby no Linux via Snap
Como instalar a linguagem de programação Ruby no Ubuntu, Debian e derivados
Como instalar o Ruby no Debian Linux usando o RVM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.