Sailfish OS 3.4 lançado com melhorias na tela de bloqueio e muito mais

Sailfish OS 3.4 lançado com melhorias na tela de bloqueio e muito mais
Sailfish OS 3.4 lançado com melhorias na tela de bloqueio e muito mais

E foi lançado o Sailfish OS 3.4 com melhorias na tela de bloqueio e muito mais. Confira as novidades e descubra como atualizar.

O Sailfish OS (também denominado SailfishOS ou abreviado para SFOS) é uma distribuição Linux de uso geral que é comumente usada como um sistema operacional móvel combinando o kernel Linux para uma plataforma de hardware específica, a pilha de middleware de núcleo aberto UI contribuída por Jolla ou uma UI de software livre e outros componentes de terceiros.

Sailfish usa uma pilha gráfica baseada no Wayland e na biblioteca Qt5, o ambiente do sistema é construído com base no Mer, que foi desenvolvido desde abril de 2019 como parte integrante do Sailfish, e pacotes da distribuição Mer Nemo.

Agora, os desenvolvedores do Jolla anunciaram o lançamento da nova versão do Sailfish OS 3.4, uma versão na qual um grande número de correções foram feitas a fim de melhorar a estabilidade do sistema e também vem com várias melhorias.

Novidades do Sailfish OS 3.4

Sailfish OS 3.4 lançado com melhorias na tela de bloqueio e muito mais

Nesta nova versão, a capacidade de usar o dispositivo por vários usuários é implementada, com a qual atualmente até 6 usuários adicionais podem ser adicionados a um dispositivo para compartilhar o telefone, além da capacidade de criar usuários convidados temporários sem uma conta separada e com direitos limitados foi adicionada.

Outra mudança importante no Sailfish OS 3.4 é que controles mais rígidos foram adicionados para detectar possíveis conflitos com uma atualização de plataforma para download.

Os pacotes que podem causar conflitos ou cuja substituição pode causar falha estão agora listados como potencialmente problemáticos e é recomendado que sejam removidos antes de continuar com a instalação da atualização.

Destaca-se também a correção de problemas com a cópia de arquivos grandes (mais de 300 MB) do PC para o cartão SD do dispositivo via protocolo MTP, bem como problemas com a transferência de arquivos para o cartão SD via MTP de dispositivos baseados em Linux.

Sailfish OS 3.4 também apresenta uma implementação de bloqueio de tela aprimorada. Todos os novos dispositivos (Xperia X/XA2/10) têm a criptografia de diretório inicial ativada por padrão e a configuração de senha é fornecida quando o dispositivo é iniciado pela primeira vez.

Agora é obrigatório inserir a senha (se ativada) após a inicialização (a verificação da impressão digital não é suficiente).

Em termos de aplicações, destaca-se que o suporte para agendamento de eventos para dias específicos da semana foi adicionado ao calendário do planejador, novos intervalos foram adicionados para lembretes de eventos e suporte para processamento de convites do lado do servidor em CalDAV.

No cliente de e-mail, botões para responder, responder a todos, excluir e redirecionar foram adicionados ao painel da tela de exibição de mensagens. Todas as mensagens agora estão agrupadas pela data em que foram recebidas.

A previsão do tempo de hora em hora foi adicionada à interface do visualizador de eventos do Sailfish OS 3.4. A API Foreca é usada para obter a previsão do tempo.

Ícones da tela inicial melhorados. Adicionado um botão na parte inferior do menu superior nas configurações multiusuário para alternar usuários.

No Sailfish OS 3.4 todas as mensagens SMS agora são agrupadas pela data em que foram recebidas. Adicionado modo de rolagem rápida para pular para a última postagem em um tópico.

O motor do navegador no Sailfish Browser foi atualizado para o Mozilla Gecko 52, o Gecko Media Plugin fornece decodificação de vídeo acelerada por hardware no navegador. O modo de exibição de mensagem HTML no cliente de e-mail foi alterado do Qt WebKit para usar o mecanismo Mozilla Gecko.

Embora o cliente de e-mail tenha adicionado a capacidade de selecionar e copiar mensagens de texto, a configuração foi aprimorada para contas do Exchange e a sincronização de pastas de e-mail entre o Exchange e o IMAP foi implementada.

Das outras mudanças que se destacam:

  • A interface para adicionar e editar itens no catálogo de endereços foi modernizada.
  • Backups automáticos aprimorados para serviços em nuvem.
  • Sincronização e colaboração aprimoradas com base na plataforma Nextcloud.
  • Otimizado o processo de digitalização para redes sem fio disponíveis (carga do sistema reduzida e melhor economia de bateria).
  • Configuração de VPN estendida.
  • Desempenho aprimorado de visualizadores de planilhas e apresentações.
  • Notificação modificada de recepção de SMS.
  • O gerenciador de arquivos foi atualizado.
  • O layout da configuração do backup foi alterado.
  • Adicionada a capacidade de retroceder ou avançar 10 segundos no player de vídeo.
  • Ele forneceu a capacidade de desenvolver componentes e aplicativos na linguagem Rust.
  • Adicionado suporte experimental para arquitetura de 64 bits.
  • Interface redesenhada para receber chamadas.
  • Você pode usar um gesto de deslizar horizontalmente para receber uma chamada e um deslizar para cima para rejeitar.

Para saber mais sobre essa versão do Sailfish, acesse a nota de lançamento.

Como atualizar para o Sailfish OS 3.4

Esta nova versão do Sailfish OS 3.3 suas compilações são preparadas para os dispositivos Jolla 1, Jolla C, Sony Xperia X, Xperia XA2, Gemini, Sony Xperia 10 e agora estão disponíveis na forma de uma atualização OTA.

Para fazer isso, basta ir em Configurações - Atualizações do sistema operacional Sailfish, aqui você deve rolar para baixo para encontrar uma atualização (se você tiver uma versão antiga do sistema operacional, use o menu Configurações - Informações - Sobre o produto. deve aparecer a versão para que façam o upgrade.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile