Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse

Quase três anos depois do anúncio, a Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse.

A Samsung iniciou a produção em massa de seu primeiro processador móvel com gráficos AMD RDNA 2 quase três anos depois que a empresa anunciou que estava licenciando a tecnologia de GPU da AMD.

Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse

Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse
Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse

O processador Samsung Exynos 2200 é um chip de 4 nm com oito núcleos de CPU ARMv9, uma unidade de processamento neural para IA e uma GPU Xclipse 920 que traz tecnologia RDNA 2 e suporte para recursos como ray tracing acelerado por hardware e sombreamento de taxa variável para smartphones.

Esperava-se que a Samsung apresentasse o processador Exynos 2200 na semana passada, mas a empresa inesperadamente… não o fez.

Agora, a Samsung divulgou um comunicado de imprensa com alguns detalhes importantes sobre seu próximo processador de classe principal, então sabemos que ele contará com:

  • 1 x núcleo de CPU ARM Cortex-X2
  • 3 núcleos de CPU ARM Cortex-A710
  • 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A510
  • GPU Xclipse baseada na tecnologia RDNA 2 da AMD

A Samsung diz que a GPU trará o tipo de recursos de jogos que antes eram limitados a laptops e desktops, mas em um design com eficiência energética otimizado para dispositivos móveis.

O chip também possui um processador de sinal de imagem (ISP) que pode lidar com câmeras de até 200MP para fotos ou até 108MP a 30 quadros por segundo. Também há suporte para conectar até sete sensores de imagem e usar até quatro ao mesmo tempo para sistemas com várias câmeras.

Você também deve ser capaz de gravar vídeo 8K a 30 quadros por segundo, supondo que você tenha o hardware da câmera compatível, e o chip possa decodificar vídeo 8K a até 60 quadros por segundo ou vídeo 4K a até 240 fps.

Outros recursos incluem suporte para telas com taxas de atualização de até 144 Hz, suporte para HDR+, uma unidade de processamento neural atualizada, um modem 5G com suporte a sub-6 GHz e mmWave e um Integrated Secure Element (iSE) para armazenamento de chave criptográfica privada.

A Samsung não disse quando você realmente poderá comprar um telefone com um desses novos processadores, mas é amplamente esperado que o próximo Samsung Galaxy S22 possa ser o primeiro telefone equipado com o chip… pelo menos em algumas regiões.

A Samsung tem o hábito de oferecer telefones emblemáticos com chips Exynos em certos mercados, mas usando processadores Qualcomm em outros.

A Samsung deve lançar o Galaxy S22 no próximo mês. Talvez tenhamos que esperar até que o telefone comece a ser enviado antes de sabermos como o Exynos 2200 se compara aos chips mais recentes da Qualcomm e da Mediatek em termos de desempenho e eficiência no mundo real.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.