Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

scrcpy está disponível no Debian Testing e Ubuntu 20.04

Finalmente, a ferramenta para exibir e controlar dispositivos Android scrcpy está disponível no Debian Testing e Ubuntu 20.04. Veja como instalar!

scrcpy é um aplicativo gratuito e de código aberto que pode ser usado para mostrar a tela de um dispositivo Android em uma área de trabalho Linux, macOS ou Windows, permitindo que você o controle remotamente. Isso pode ser feito conectando o dispositivo Android a um computador via USB ou sem fio.

scrcpy está disponível no Debian Testing e Ubuntu 20.04

O aplicativo é uma ótima alternativa ao Vysor, que requer a compra de uma licença ou o uso da versão gratuita para uso, que infelizmente, possui muitas limitações.

O scrcpy se concentra na leveza, desempenho e qualidade. Com ele, você obtém 30 ~ 60 FPS em uma resolução de tela de 1920×1080 ou mais, com uma latência entre 35 e 70 ms. Além disso, possui um tempo de inicialização baixo e não é intrusivo, não deixando nada no dispositivo Android depois de usado.

Também deve ser observado que o scrcpy não requer acesso root para funcionar.

Você pode usar o scrcpy para muitos propósitos: desde testar o software Android que você constrói, até jogar um dispositivo Android na área de trabalho, criar uma captura de tela do seu computador enquanto mostra uma janela ao vivo usando um dispositivo Android para qualquer finalidade, registra sua tela da área de trabalho do Android, outros fins de demonstração e muito mais.

Para citar apenas alguns dos recursos oferecidos pelo scrcpy, eu teria que incluir a capacidade interna de gravar a tela do Android enquanto espelhava, a opção que permite cortar a tela do dispositivo, instalar APKs e enviar arquivos por push arrastando-os do seu computador na tela inicial e a capacidade de desligar a tela do dispositivo Android durante o espelhamento, mas exibi-la na tela da área de trabalho.

scrcpy agora está disponível no Debian Testing e Ubuntu 20.04

Agora, o scrcpy foi adicionado recentemente aos repositórios Debian testing (bullseye) e sid e Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa.

Como resultado, a ferramenta popular também estará disponível nos próximos lançamentos para outras distribuições Linux baseadas nessas versões do Debian ou Ubuntu, como Pop!_OS 20.04 ou Elementary OS 6 Odin.

Infelizmente, não espere que o scrcpy consiga seja lançado para as versões mais antigos do Ubuntu.

As novas versões do Ubuntu estão paradas no tempo, e o software que faz parte de uma versão geralmente só recebe correções de bugs e patches de segurança, portanto as chances de o scrcpy ser portado para versões mais antigas do Ubuntu são bastante reduzidas.

Como instalar o scrcpy no Debian testing (bullseye) ou sid/Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa e derivados

Antes de instalar, vale lembrar que os pre requisitos do scrcpy são:

Este pacote scrcpy não inclui adb, necessário para conectar a área de trabalho ao dispositivo Android.

Portanto, é recomendável que você o instale (se ainda não o tiver instalado, a partir dos repositórios ou de outra fonte) ou então não poderá usar o scrcpy. O comando de instalação usado acima inclui os pacotes scrcpy e adb.

Veja as instruções de instalação do scrcpy na página do projeto, que inclui links para um pacote AUR do Arch Linux, Gentoo Ebuild, um pacote Snap e como compilar o aplicativo a partir do código fonte.

Para instalar o novo pacote scrcpy no Debian testing (bullseye) ou sid/Ubuntu 20.04 LTS Focal Fossa e distros com base nelas, abra um terminal e digite:

sudo apt install scrcpy adb

Agora você pode começar a usar o scrcpy. Você não o encontrará no menu de aplicativos. Conecte seu dispositivo Android (com a depuração do ADB ativada) ao computador em que você instalou o scrcpy via USB, abra um terminal e digite:

Quando solicitado, autorize o scrcpy e uma janela do scrcpy será iniciada, espelhando a tela do dispositivo Android na área de trabalho.

Caso o scrcpy não funcione, execute dispositivos adb e verifique se o seu dispositivo Android está listado por adb. Caso contrário, veja o que está causando o adb para não detectar seu dispositivo Android. Você também pode matar (para reiniciá-lo) o servidor ADB usando o adb kill-server.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo