Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado

Se você sonha possuir um telefone Linux que respeite sua privacidade e mantenha seus dados seguros, conheça a campanha de crowdfunding da Purism que quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado.


Purism, uma fabricante de laptops Linux baseado em segurança e com base nos EUA espera conseguir U$$ 1,5 milhão, para fabricar um smartphone de 5 polegadas com foco em privacidade, com software livre.

Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado
Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado

Enquanto o telefone usará o máximo de software livre possível, a Purism admite que baseband mobile provavelmente usará firmware ROM (mas com um driver de kernel aberto).

Librem 5, um smartphone Linux criptografado

A partir de U$$ 599, o Librem 5 executará a distribuição GNU/Linux PureOS em vez do Android, e incluirá uma série de recursos destinados a ajudá-lo a proteger sua “identidade digital” – incluindo criptografia de ponta a ponta de chamadas e textos feitos para outros aparelhos Librem 5.

Librem 5: Especificações e características

Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado

Perguntando-se que tipo de smartphone você receberá por U$$ 599? Por enquanto, a Purism diz que as especificações do Librem 5 não serão finalizadas até que a campanha termine. Isso, dizem eles, é para “garantir os melhores componentes disponíveis”.

No momento, eles podem dizer que planejam incluir:

  • Tela sensível ao toque de 5 polegadas;
  • CPU i.MX6 ou i.MX8;
  • GPU Vivante (driver acelerado de software livre do Etnaviv);
  • Porta multifunções;
  • Baseband mobile separada;
  • RAM LPDDR3 de 3 GB;
  • Armazenamento eMMC de 32 GB;
  • Slot MicroSD;
  • Câmeras dianteiras e traseiras;
  • Courage jack (aka 3.5mm headphone).

A Purism pode não conseguir definir as especificações de hardware do seu smartphone Linux, mas não há incerteza sobre a sua outra grande venda: a privacidade.

Librem 5: Foco na privacidade

Na página da campanha que eles criaram, eles afirmam que “… acreditam que os telefones não devem rastrear você e nem explorar a sua vida digital.”

E a chave para este ideal é a criptografia, de modo que a Purism está em parceria com o projeto de comunicação de código aberto Matrix.org para permitir “comunicação descentralizada criptografada de ponta a ponta em app de ligações e mensagens”.

Librem 5: Vai demorar um pouco…

Se você está pensando em substituir seu smartphone atual com o Librem 5, você precisará procurar outro lugar, já que a Purism planeja começar a enviar o telefone em janeiro de 2019.

Segundo a empresa, a primeira versão que sair será um dispositivo completo que você pode usar para fazer chamadas telefônicas, ler e-mails, navegar na web, fazer chamadas em vídeo e tirar fotos.

Então, através de sucessivas atualizações de SO e contribuições de desenvolvedores, a amplitude de aplicativos, software e outros recursos disponíveis para os usuários serão expandidos.

Purism e crowdfunding

Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado

A Purism não é estranha no mundo do crowdfunding, nem aos fãs de software livre de código aberto. A empresa já executou com êxito algumas campanhas de financiamento coletivo em 2015, o que resultou na produção de laptops que “respeitando a privacidade”, é claro, executam o Linux.

Agora, a fabricante de laptop focado em segurança está voltando a atenção para o outro computador em nossas vidas: o smartphone.

Todd Weaver, fundador e CEO da Purism, disse que ele acredita que os direitos digitais da série “deveriam refletir os direitos físicos” e que o “O telefone Librem 5 aproximará a humanidade desse objetivo, dando às pessoas escolhas sobre como eles querem proteger ou compartilhar sua identidade digital”.

Existem riscos para os financiadores

Como todas as campanhas de financiamento coletivo, existem riscos reais envolvidos no processo. Lembre-se: promessa não é igual a uma compra. A Puris diz que se eles não conseguirem atingir seu objetivo, todas os financiadores serão reembolsados. A campanha será executada por 60 dias, terminando no final de outubro.

Conheça melhor o Librem 5

Se a ideia de um telefone criptografado que coloque tanta ênfase na preservação da sua privacidade como faz em recursos de hardware e especificações técnicas, lhe deixou interessado, veja mais detalhes no link abaixo.

Página de financiamento coletivo do Librem 5.

Fonte

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.