Snapdragon Satellite da Qualcomm para smartphones não decolou

Resultado da parceria com o provedor de comunicação via satélite Iridium, o Snapdragon Satellite da Qualcomm para smartphones não decolou.

No início deste ano, a Qualcomm revelou sua tecnologia Snapdragon Satellite, que poderia permitir que smartphones se conectassem a redes de comunicação via satélite para mensagens bidirecionais, mesmo quando os usuários não tivessem acesso ao serviço sem fio terrestre.

Agora parece que o Snapdragon Satellite da Qualcomm para smartphones não decolou.

Snapdragon Satellite da Qualcomm para smartphones não decolou

Snapdragon Satellite da Qualcomm para smartphones não decolou
Snapdragon Satellite da Qualcomm para smartphones não decolou

A Qualcomm planejou fazer parceria com o provedor de comunicação via satélite Iridium para potencializar seu serviço, mas agora a Iridium diz que a Qualcomm “optou por rescindir os acordos, a partir de 3 de dezembro de 2023”.

Então, o que deu errado? De acordo com a Iridium, as duas empresas “desenvolveram e demonstraram a tecnologia com sucesso”, mas “os fabricantes de smartphones não incluíram a tecnologia em seus dispositivos”.

Em comunicado à CNBC, a Qualcomm afirma que ainda vê interesse nas comunicações de smartphone para satélite por parte dos fabricantes de telefones… eles simplesmente não querem usar a solução proprietária da Qualcomm, preferindo soluções “baseadas em padrões”, e que o fabricante de chips será descontinuando sua solução proprietária, embora espere continuar colaborando com a Iridium em soluções baseadas em padrões, seja lá o que isso signifique.

Não está claro exatamente o que aconteceu no Snapdragon Satellite que desativou os fabricantes de telefones. Talvez não tenha funcionado muito bem.

Talvez eles não tenham visto muita demanda do consumidor pela tecnologia. Talvez adicionar o hardware custasse mais do que eles estavam dispostos a pagar.

Ou talvez eles queiram oferecer seus próprios serviços de assinatura de satélite, em vez de instruir os clientes a pagarem à Qualcomm ou à Iridium.

Por sua vez, a Iridium não desiste dos smartphones. A empresa afirma que a dissolução do seu acordo com a Qualcomm libera a empresa de comunicações via satélite para explorar parcerias com outros fabricantes de chips ou empresas de smartphones.

Neste ponto, existem várias opções para quem procura um telefone que possa se conectar a serviços de satélite.

Você poderia comprar um iPhone 14 ou posterior e usar o serviço SOS de emergência da Apple.

Ou você pode comprar um link de satélite Motorola defy por US$ 149 e usá-lo como um modem de satélite Bluetooth para mensagens bidirecionais em praticamente qualquer telefone.

O gadget da Motorola faz uso da tecnologia de satélite da MediaTek.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.