SparkyLinux 5.9 lançado – Confira as novidades e baixe ou atualize

A equipe SparkyLinux anunciou mais uma atualização do seu sistema, o SparkyLinux 5.9. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores antigos e novos, com desktops personalizados do Enlightenment e LXDE. Foi construído no ramo “testing” do Debian.

SparkyLinux 5.9 lançado - Confira as novidades e baixe ou atualize
SparkyLinux 5.9 lançado – Confira as novidades e baixe ou atualize

Ela é uma distribuição rolling release (atualização continua) leve, rápida e simples, baseada no Debian testing. Graças a maneira que é distribuída, ela pode ser usada em computadores modernos e também em PC´s antigos.

SparkyLinux oferece vários ambientes de desktop leves, incluindo o LXDE, Enlightenment, JWM, KDE, LXQt, OpenBox/JWM, MATE, Razor-QT e Xfce, todos ligeiramente personalizados e com plugins multimídia, conjuntos selecionados de apps, além de ferramentas próprias e personalizadas para facilitar diferentes tarefas.

Além da versão principal, voltada para computadores mais modernos e com uma variante para cada ambiente gráfico, a distro está disponível em três versões complementares:

  • GameOver Edition: voltada para quem gosta de jogar no Linux;
  • Base Editions: versões básicas sem codecs e com ambientes leves como o Openbox ou JWM;
  • CLI Edition: sem ambiente gráfico, para quem quer construi um desktop personalizado;

Novidades do SparkyLinux 5.9

SparkyLinux 5.9 é a nona parcela da série de sistemas operacionais SparkyLinux 5 “Nibiru”, uma versão de lançamento da distribuição baseada na Debian que visa oferecer aos usuários acesso a todos os novos pacotes da última versão do Debian.

O SparkyLinux 5 é baseado no Debian 10 “Buster”. E no SparkyLinux 5.9, os desenvolvedores atualizaram o sistema base dos repositórios de software estável Debian 10 “Buster” a partir de 4 de outubro de 2019.

Ele é alimentado pelo kernel Linux 4.19.67 suportado por longo prazo e inclui várias outras correções de bugs e melhorias para tornar o SparkyLinux 5 “Nibiru” mais confiável.

Sobre o lançamento, o anúncio informa que:

“Esta é uma atualização trimestral da mídia live/instalação da linha estável, baseada no Debian 10″ Buster. Como sempre, novas imagens iso/img também fornecem pequenas correções de bugs e melhorias. A página do projeto Sparky e os fóruns Sparky ganharam novas skins; não há grandes mudanças nas cores, mas agora elas são muito compatíveis com dispositivos móveis.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 5.9

Os usuários existentes do “Nibiru” do SparkyLinux 5 agora podem atualizar suas instalações para o SparkyLinux 5.9 executando os comandos “sudo apt update && sudo apt full-upgrade” em um emulador de terminal.

Não é necessário fazer o download das novas imagens ISO, recomendadas apenas para novas implantações do sistema operacional SparkyLinux.

Se necessário, a imagem ISO do SparkyLinux 5.9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.