SparkyLinux 6.6 lançado com armazenamento persistente

A equipe SparkyLinux anunciou mais uma atualização do seu sistema, o SparkyLinux 6.6. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores novos e antigos que possuem desktops personalizados do Enlightenment e do LXDE.

O projeto nasceu em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.

O SparkyLinux baseia-se no ramo de ‘testing’ do Debian e usa um ‘ciclo de lançamento contínuo’ (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários. Mas ele também possui uma versão baseada no Debian Stable.

Conheça e experimente a distribuição leve SparkyLinux

Agora, o desenvolvedor da distribuição SparkyLinux baseada em Debian anunciou hoje a disponibilidade geral do SparkyLinux 6.6, uma grande atualização estável derivada da série de sistema operacional Debian 11 Bullseye.

Novidades do SparkyLinux 6.6

SparkyLinux 6.6 lançado com armazenamento persistente
SparkyLinux 6.6 lançado com armazenamento persistente

A versão mais recente do projeto é o SparkyLinux 6.6, que inclui armazenamento persistente quando executado em unidades USB live.

Uma ferramenta Sparky para criar um disco Live USB (sparky-live-usb-creator) ganhou um novo recurso que permite criar um disco USB live com persistência.

Isso significa que você pode usar o sistema Sparky Live a partir de um disco USB e salvar seu trabalho, novos aplicativos instalados, etc. no mesmo disco USB.

As novas imagens ISO 6.6 receberam pequenas alterações nas listas de inicialização live (isolinux e grub) para torná-la compatível com o recurso de persistência.

Certifique-se de [observar] que as imagens ISO anteriores a 6,6 não são compatíveis com o recurso de persistência. As imagens ISO compatíveis com o recurso de persistência são (neste momento): Stable >= 6.6 e Rolling >= 2023.01.

Sincronizado com os repositórios de software do lançamento Debian 11.6 Bullseye a partir de 4 de fevereiro de 2023, o lançamento SparkyLinux 6.6 é alimentado pelo kernel Linux 5.10.166 LTS, mas também oferece suporte para o mais recente e melhor kernel Linux 6.1 series, que pode ser instalado junto com o kernel Linux 5.10 LTS dos repositórios instáveis ​​do SparkyLinux. Por outro lado, as imagens ARM vêm com o kernel Linux 5.15.84.

Entre outras mudanças dignas de nota, as imagens do SparkyLinux 6.6 receberam pequenas alterações nas listas de inicialização live para os carregadores de inicialização GRUB e ISOLINUX para torná-los compatíveis com o recurso de persistência mencionado acima.

O SparkyLinux 6.6 vem com os sabores usuais apresentando os ambientes gráficos LXQt 0.16.0, Xfce 4.16, KDE Plasma 5.20.5 e Openbox 3.6.1 (MinimalGUI) e apresenta vários aplicativos atualizados como o navegador Mozilla Firefox 102.7.0 ESR, Cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 102.6.0 e suíte de escritório LibreOffice 7.0.4.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 6.6

SparkyLinux 6.6 está disponível em várias edições com os ambientes de desktop Xfce, LXQt e KDE Plasma, bem como MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (somente modo de texto) para sistemas de 64 bits e 32 bits. Você pode baixá-lo agora mesmo do site oficial.

A imagem ISO do SparkyLinux 6.6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Claro, os usuários atuais do SparkyLinux não precisam baixar os novos ISOs para atualizar suas instalações para a versão 6.0, mas apenas executar os comandos sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.