SparkyLinux 7 lançado com base no Debian 12 Bookworm

A equipe SparkyLinux anunciou mais uma atualização do seu sistema, o SparkyLinux 7. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores novos e antigos que possuem desktops personalizados do Enlightenment e do LXDE.

O projeto nasceu em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.

O SparkyLinux baseia-se no ramo de ‘testing’ do Debian e usa um ‘ciclo de lançamento contínuo’ (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários. Mas ele também possui uma versão baseada no Debian Stable.

Conheça e experimente a distribuição leve SparkyLinux

Agora, os desenvolvedores do SparkyLinux anunciaram o lançamento do SparkyLinux 7 Orion Belt como a atualização estável mais recente para esta distribuição Linux leve baseada em Debian.

Novidades do SparkyLinux 7

SparkyLinux 7 lançado com base no Debian 12 Bookworm
SparkyLinux 7 lançado com base no Debian 12 Bookworm

Com base na série de sistemas operacionais Debian 12 Bookworm lançada recentemente e sincronizada com seus repositórios a partir de 15 de julho de 2023, o SparkyLinux 7.0 vem com a mesma série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo, mas também permite que os usuários instalem kernels mais recentes para melhor suporte de hardware, como o kernel Linux 6.3 mais recente.

Como esperado, esta versão vem com ambientes de desktop atualizados para todas as edições suportadas.

Isso inclui KDE Plasma 5.27 LTS, Xfce 4.18, MATE 1.26 e LXQt 1.2.0. O gerenciador de janelas Openbox 3.6.1 é usado na edição MinimalGUI para quem deseja configurar totalmente suas instalações.

Uma mudança interessante no SparkyLinux 7.0 é o suporte para inicializar as imagens ISO amd64 em máquinas com firmware UEFI e inicialização segura habilitada. Isso provavelmente permitirá que os usuários instalem o SparkyLinux juntamente com o Windows 10.

Enquanto o upstream removeu o os-prober para detectar outros sistemas operacionais instalados na mesma máquina, o SparkyLinux 7.0 fornece uma opção GRUB para detectar outros sistemas operacionais de qualquer maneira.

No entanto, esse recurso será removido após a atualização de suas instalações, mas há uma solução alternativa fornecida pelos desenvolvedores nas notas de versão.

Embora o SparkyLinux 6 receba atualizações de segurança até 2026, os usuários já podem atualizar suas instalações para o SparkyLinux 7 usando um script de atualização interno e seguindo estas instruções.

Além disso, os usuários do SparkyLinux Rolling 2023 que atualizarem suas instalações também serão movidos para o SparkyLinux 7.0 estável.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 7

O SparkyLinux 7 está disponível para download agora no site oficial como imagens ISO ao vivo apresentando os ambientes gráficos KDE Plasma, Xfce, LXQt, MATE e Openbox. Apenas a edição MinimalCLI também é suportada em hardware antigo de 32 bits.

A imagem ISO do SparkyLinux 7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.