Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Suporte para o Ubuntu 17.04 acaba esta semana! Cuidado!

O suporte para o Ubuntu 17.04 acaba esta semana, ou seja, usuários que ainda estão utilizando o SO da Canonical lançado em abril de 2017, precisam atualizar seus sistemas.


Para ser mais exato, o suporte oficial para Ubuntu 17.04 Zesty Zapus termina no dia 13 de janeiro de 2018.
Suporte para o Ubuntu 17.04 acaba esta semana

Isso significa que, a partir de 13 de janeiro, qualquer usuário executando o Ubuntu 17.04 em um servidor, laptop ou PC desktop, não receberá mais atualizações de segurança, correções críticas ou pacotes atualizados dos principais arquivos do Ubuntu.

Possivelmente, poucas pessoas ainda executam o Ubuntu 17.04, seja porque o Ubuntu 17.10 está disponível há pouco tempo e o Ubuntu 16.04 LTS ainda está por aí, e receberá atualizações até o início da próxima década.

Suporte para o Ubuntu 17.04 acaba esta semana – o que era essa versão

O Ubuntu 17.04 Zesty Zapus foi a última versão do Ubuntu a usar a área de trabalho Unity 7 (e itens associados).

Releases subsequentes usam o ambiente de desktop GNOME Shell, o servidor de exibição do Wayland (onde ele funciona) e o GNOME Display Manager (GDM).

Em termos de “novos” recursos no Ubuntu 17.04, existem … Bem, nenhum. Esta versão parou de criar partições de swap para sistemas com ampla RAM e entregava o Linux Kernel 4.10. Mas, além das atualizações do pacote e um novo papel de parede, havia poucas novidades.

Atualizando para o Ubuntu 17.10

Resumidamente, os usuários do Ubuntu 17.04 Zesty Zapus precisam atualizar para o Ubuntu 17.10 (ou fazer uma nova instalação de outra distro Linux suportada).

Essa tarefa não é difícil. Já escrevi sobre como atualizar para o Ubuntu 17.10 a partir de uma versão anterior antes. Então, caso um guia seja necessário, consulte esses tutoriais:

Depois, confira os links de download, as novidades e as dicas para começar a usar o novo sistema:

Você ainda usa o Ubuntu 17.04? Essa versão foi o seu primeiro sistema Ubuntu? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Conheça melhor o Ubuntu 17.04

Para saber mais sobre esse sistema, clique nesse link.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sair da versão mobile