Sxmo 1.3.0 lançado com melhorias de usabilidade e desempenho

Sxmo 1.3.0 lançado com melhorias de usabilidade e desempenho
Sxmo 1.3.0 lançado com melhorias de usabilidade e desempenho

E foi lançado o Sxmo 1.3.0 com melhorias de usabilidade e desempenho. Confira as novidades dessa atualização e conheça melhor essa interface.

Sxmo é uma coleção de aplicativos simples projetados para rodar em telefones Linux. Não é um sistema operacional completo, mas sim uma interface de usuário leve e rápida e um conjunto de aplicativos que funciona tão bem quanto qualquer software que experimentei no PinePhone até agora.

Mas Sxmo não é necessariamente para todos. Você tem que passar algum tempo se familiarizando com os gestos e pressionamentos de botão necessários para a navegação e se acostumar com a ideia de usar menus e caixas de texto simples em lugares onde normalmente você encontrará aplicativos completos.

Enfim, esse não é exatamente o software mais intuitivo disponível para o PinePhone.

Mas, está ficando mais fácil de usar o tempo todo – em dezembro, o desenvolvedor adicionou controles de gestos, e esta semana o desenvolvedor lançou o Sxmo 1.3.0, que traz uma série de melhorias de desempenho e usabilidade.

Novidades do Sxmo 1.3.0

Sxmo 1.3.0 lançado com melhorias de usabilidade e desempenho

Sxmo, que significa Simple X Mobile, e como dito antes, não é um sistema operacional em si. Em vez disso, é uma IU e um conjunto de aplicativos executados no postmarketOS.

A imagem de disco mais recente tem apenas 230 MB e inclui alguns aplicativos importantes, incluindo os navegadores Firefox, Netsurf e Surf, uma calculadora e um terminal.

Você navega no sistema operacional usando uma série de menus. Você pode deslizar de cima para baixo na tela ou pressionar a tecla de aumentar o volume para abrir o menu do sistema, que permite iniciar aplicativos ou ajustar as configurações.

Quando você estiver usando um aplicativo, deslizar de cima para baixo na tela abrirá um menu específico do aplicativo, com opções como copiar e colar, visualizar histórico ou inserir um URL, dependendo do aplicativo.

Sxmo pode ser simples, mas também é poderoso e versátil – você pode abrir vários aplicativos ao mesmo tempo e organizá-los em uma grade e alternar o layout com uma série de pressionamentos de botão.

Há suporte para desktops virtuais, o que permite que você tenha um conjunto totalmente diferente de aplicativos em uma segunda, terceira ou quarta tela.

E você pode até mesmo usá-lo para fazer coisas de telefone, como fazer ligações ou enviar mensagens de texto… você só terá que fazer isso em uma caixa de texto em vez de um aplicativo completo com sua própria interface gráfica de usuário:

Entre outras coisas, o Sxmo 1.3.0 traz melhorias no menu de navegação que tornam mais fácil a interação com o software via toque. Agora, em vez de reagir quando você tocar na tela pela primeira vez, o menu dmenu reagirá quando você levantar o dedo.

Isso permite, por exemplo, deslizar o dedo para cima e para baixo até que a opção correta seja destacada e, em seguida, levantar o dedo para executar.

Como alternativa, você pode usar as teclas de volume para navegar para cima e para baixo e o botão liga / desliga para executar, mas acho que o toque é geralmente a maneira mais rápida de fazer.

A versão 1.3.0 também apresenta correções de bugs e melhorias de desempenho, incluindo suporte para receber uma chamada quando o telefone está suspenso e um recurso de bloqueio de tela que desliga a tela para economizar energia quando você não estiver usando.

Confira no vídeo abaixo uma visão geral de como o Sxmo se parece em ação:

Saiba mais sobre o Sxmo

Se você quiser saber mais sobre o Sxmo e como ele funciona, aqui estão alguns recursos importantes:

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile