Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Tablet CutiePi agora é equipado com um Raspberry Pi Compute Module 4

Anunciado inicialmente com um Raspberry Pi Compute Module 3+ Lite, o Tablet CutiePi agora é equipado com um Raspberry Pi Compute Module 4.

O CutiePi é um computador tablet um pouco diferente da maioria dos tablets do mercado. É um tablet relativamente barato. Ele foi projetado para executar um sistema operacional baseado em Linux com uma interface de usuário personalizada e amigável para tablets.

Ele tem uma alça embutida que também funciona como um suporte e um design de hardware aberto. E o CutiePi é alimentado por um Raspberry Pi Compute Module.

Quando o CutiePi entrou em pré-venda por meio de uma campanha Kickstarter no ano passado, o objetivo era enviar um computador com suporte para Raspberry Pi Compute Module 3+ Lite.

Mas agora que as primeiras unidades estão prestes a ser enviadas aos patrocinadores, os fabricantes do CutiePi anunciaram uma atualização – o tablet agora funciona com um Módulo 4 de computação do Raspberry Pi.

Tablet CutiePi agora é equipado com um Raspberry Pi Compute Module 4

Tablet CutiePi agora é equipado com um Raspberry Pi Compute Module 4

A boa notícia é que isso significa que o cérebro do tablet agora será um módulo de computador com um processador quad-core ARM Cortex-A72 de 1,5 GHz, em vez de um chip quad-core ARM Cortex-A53 de 1,2 GHz.

A má notícia é que, se você já tem um Raspberry Pi CM3+ Lite que esperava usar, ele não será compatível com o CutiePi redesenhado.

Os fabricantes da CutiePi dizem que o tablet começará a ser enviado para patrocinadores do Kickstarter em abril, mas quem perdeu a campanha agora pode fazer uma pré-encomenda por US$ 199 para um tablet que deve ser lançado em julho. O preço total de varejo deve ser de US$ 229.

Por esse preço, você receberá um tablet com tela sensível ao toque LCD IPS de 1280 x 800 pixels, versão 2 da placa-mãe CutiePi, um Raspberry Pi Compute Module 4 Lite com 2 GB de RAM e um processador Broadcom BCM2711, um 5.000 mAh bateria, WiFi 5, Bluetooth 5.0, câmera de 5 MP, portas USB-A e USB-C, porta micro HDMI e leitor de cartão microSD.

Ele foi projetado para executar o Raspberry Pi OS com a interface de usuário CutiePi Shell, mas teoricamente qualquer software compatível com o hardware Raspberry Pi deve ser executado no dispositivo.

Sair da versão mobile