Tails 4.20 lançado com o novo assistente Tor Connection e mais

Tails 4.20 lançado com o novo assistente Tor Connection e mais
Tails 4.20 lançado com o novo assistente Tor Connection e mais

E foi lançado o Tails 4.20 com o novo assistente Tor Connection, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.20, um lançamento que apresenta um novo assistente de conexão para a rede Tor.

Novidades do Tails 4.20

Tails 4.20 lançado com o novo assistente Tor Connection e mais

A maior mudança no Tails 4.20 é o novíssimo assistente Tor Connection que simplifica a maneira como você se conecta à rede anônima Tor a partir do sistema Tails live. O novo assistente Tor Connection aparece imediatamente após a conexão a uma rede local.

As vantagens do novo assistente de conexão Tor são muitas, principalmente ajudando usuários censurados, mas ele promete proteger melhor qualquer um que queira passar despercebido ao usar a rede Tor, ou aqueles que desejam se conectar ao Tor usando pontes, bem como primeiro- usuários de tempo.

Segundo o anúncio:

“Este novo assistente é mais útil para usuários que estão sob alto risco de vigilância física, sob forte censura de rede ou com uma conexão de Internet ruim.”

Este é apenas o lançamento inicial do assistente de conexão Tor, o que significa que ele executa a funcionalidade básica necessária para se conectar à rede Tor, mas a equipe do Tails planeja adicionar ainda mais recursos, como a capacidade de salvar pontes Tor para o armazenamento persistente, detecção de conexões Wi-Fi interrompidas, detecção de entradas de rede local usando um portal cativo ou sincronização do relógio do sistema para facilitar o uso de pontes Tor na Ásia.

Além do novo assistente Tor Connection, a versão Tails 4.20 vem com vários aplicativos atualizados e componentes principais, como OnionShare 2.2, KeePassXC 2.6.2, Tor Browser 10.5.2, Mozilla Thunderbird 78.11, Tor 0.4.5.9 e kernel do Linux 5.10.46 LTS.

Tails 4.20 também atualiza a tela de boas-vindas para renomear “falsificação de endereço MAC” para “anonimato de endereço MAC”.

Claro, vários bugs foram eliminados e brechas de segurança corrigidas para oferecer a você uma experiência mais estável e segura com o Tails.

Se você quiser permanecer anônimo enquanto navega na Web, você pode baixar o Tails 4.20 agora mesmo do site oficial como uma imagem ISO (link mais abaixo) para rodar em máquinas virtuais ou uma imagem USB para usá-lo diretamente de uma unidade flash USB.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 4.20

Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile