Tails 5.14 lançado com migração automática para LUKS2, e mais

E foi lançado o Tails 5.14 com migração automática para LUKS2, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 5.14.

Novidades do Tails 5.14

Tails 5.14 lançado com migração automática para LUKS2, e mais
Tails 5.14 lançado com migração automática para LUKS2, e mais

No mês passado, o lançamento do Tails 5.13 habilitou a criptografia LUKS2 por padrão para todos os novos armazenamentos persistentes e volumes criptografados com a promessa de que versões futuras também suportariam a migração para armazenamento persistente existente e volumes criptografados de LUKS1 para LUKS2.

O Tails 5.14 agora está aqui com migração automática para LUKS2 e Argon2id para usuários do Tails 5.12 ou versões anteriores.

Mesmo que o LUKS2 ofereça criptografia mais forte, os desenvolvedores recomendam que os usuários também alterem a senha de seu Persistent Storage e outros volumes criptografados com LUKS.

Falando sobre Persistent Storage, esta versão apresenta a capacidade de executar um backup de seu Persistent Storage diretamente do Tails Installer, clonando seu Persistent Storage para seu backup Tails inteiramente.

Além disso, o Tails 5.14 traz várias melhorias de usabilidade para armazenamento persistente, como uma opção na tela de boas-vindas para criar um armazenamento persistente em vez de um botão, bem como descrições para vários recursos de armazenamento persistente e uma menção ao Kleopatra no recurso GnuPG .

Além disso, o Tails agora também oculta marcadores persistentes duplicados no gerenciador de arquivos Files (Nautilus) e não reinicia mais o ambiente de área de trabalho GNOME após criar um novo Armazenamento Persistente.

Fora isso, o Tails 5.14 introduz a detecção de portal cativo ao se conectar à rede anônima do Tor automaticamente.

Esse recurso detectará se você precisa entrar na rede usando um portal cativo e exibirá uma caixa de diálogo de erro recomendando que você tente entrar na rede como primeira opção.

Por fim, esta versão apresenta a capacidade dos usuários de doar para o projeto Tails em Bitcoin de sua carteira Electrum. O mais recente navegador anônimo Tor Browser 12.0.7 também é instalado por padrão nesta versão.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 5.14

Usuários existentes do Tails podem atualizar versões anteriores usando o recurso de atualização automática ou realizando uma atualização manual.

Para novas instalações, a imagem ISO do Tails 5.14 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.