Tails 6.2 lançado com melhora na mitigação da falha Spectre v4

E foi lançado o Tails 6.2 com melhora na mitigação da falha Spectre v4, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 6.2.

Novidades do Tails 6.2

Tails 6.2 lançado com melhora na mitigação da falha Spectre v4
Tails 6.2 lançado com melhora na mitigação da falha Spectre v4

Sim. O projeto Tails lançou recentemente o Tails 6.2 como a segunda atualização da última série Tails 6.x deste sistema ativo baseado em Debian com foco na segurança para preservar a privacidade e o anonimato da Internet.

Sincronizado com os repositórios Debian 12 “Bookworm” e alimentado pelo kernel Linux 6.1 LTS, a versão Tails 6.2 apresenta o mais recente navegador anônimo Tor Browser 13.0.14, o cliente Tor 0.4.8.11, detecção aprimorada de erros de leitura e gravação ao executar o Tails a partir de um pendrive e um utilitário Tails Upgrader atualizado para tornar “Atualizar mais tarde” a opção padrão.

Esta versão também desativa o Speculative Store Bypass (SSB) para melhorar a mitigação da vulnerabilidade Spectre v4 que afeta os processadores Intel, corrige problemas de Wi-Fi em alguns hardwares, melhora a mensagem de erro que aparece quando é impossível criar um armazenamento persistente e desativa chaves SysRq para evitar uma falha na sessão do Tails e ignorar a tela de bloqueio.

Por último, mas não menos importante, Tails 6.2 adiciona 21 novos idiomas à tela de boas-vindas, incluindo albanês, armênio, basco, bengali, búlgaro, estoniano, galego, islandês, japonês, cazaque, coreano, letão, malaio, norueguês Nynorsk, polonês, sérvio, Eslovaco, suaíli, tailandês, ucraniano e vietnamita.

Além disso, renomeia a seção de localização da tela de boas-vindas para “Idioma e formatos”.

Sobre isso, a página de anúncio de lançamento diz que:

“Alguns desses idiomas têm apenas um pouco de nossos aplicativos Tails personalizados traduzidos, mas outros aplicativos incluídos no Tails são melhor traduzido. Novos idiomas serão incluídos automaticamente em versões futuras do Tails assim que 25% das strings forem traduzidas.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 6.2

A imagem ISO do Tails 6.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes terão que realizar uma atualização manual seguindo estas instruções.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.