Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa

Em declarações recentes à mídia do Reino Unido, Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa.

O espaço da IA está atualmente dividido entre a Microsoft e o Google. Nos primeiros dias do lançamento do ChatGPT, a Microsoft aproveitou a oportunidade para investir na empresa controladora, OpenAI, e obter acesso à tecnologia por trás do chatbot.

O Google também lançou o chatbot Bard em resposta. Este jogo poderá ter um novo jogador em breve.

O CEO da Apple, Tim Cook, finalmente confirmou que sua empresa está entrando no movimento da IA, concentrando-se na IA generativa, relata Phonearena (via Apple Insider).

Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa

Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa
Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa

Sim. Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa. Em declarações à mídia do Reino Unido, Tim Cook confirmou que a Apple está trabalhando em IA generativa e contratando pessoal relacionado no Reino Unido.

“Estamos contratando nessa área, sim, e por isso espero que [o recrutamento] aumente”, disse Cook.

O executivo-chefe da Apple afirmou que a empresa usa IA em todos os seus produtos, incluindo detecção de queda no Apple Watch, detecção de colisão, detecção de fibrilação atrial, ECG e digitação preditiva no iPhone.

Além disso, Cook disse que a Apple está avaliando a possibilidade de lançar um serviço semelhante ao ChatGPT.

O interesse da Apple em lançar um chatbot de IA, como o ChatGPT, poderia impactar toda a indústria e adicionar lenha ao fogo da concorrência com Google e Microsoft.

Um chatbot de IA dedicado projetado pela Apple em iPhones, iPads e Macbooks entusiasmaria os clientes e melhoraria a experiência do usuário. É claro que o serviço semelhante ao ChatGPT da Apple pode não chegar tão cedo.

A abordagem da Apple em relação à IA é interessante. Em vez de se gabar da IA e de como ela pode afetar a vida dos usuários, a Apple simplesmente tenta melhorar seus dispositivos e a experiência do usuário com IA.

Na WWDC 2023, a empresa revelou adições de IA aos seus produtos, como a capacidade do iPhone de identificar o animal de estimação de um usuário ou um recurso de Persona Digital.

Em outro exemplo, o AirPods Pro pode desligar automaticamente o cancelamento de ruído quando um usuário começa a falar com outra pessoa.

Em última análise, Tim Cook afirmou o compromisso da Apple com a “vibrante” economia tecnológica do Reino Unido. O Reino Unido atualmente abriga a terceira maior população de funcionários da Apple e é uma comunidade de desenvolvedores líder na Europa, de acordo com Cook.

A competição no espaço de IA está ficando mais acirrada a cada dia e, de vez em quando, uma nova empresa entra em cena para lançar um serviço baseado em IA. Além dos serviços de IA, o hardware de IA também está chamando a atenção dos investidores.

O ex-designer da Apple, Jony Ive, está supostamente em negociações com Sam Altman da OpenAI para desenvolver um gadget de IA.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.