TLP 1.3 lançado com um novo esquema de configuração e mais

TLP 1.3 lançado com um novo esquema de configuração e mais
TLP 1.3 lançado com um novo esquema de configuração e mais

O projeto TLP anunciou o lançamento da mais recente versão de sua ferramente de economia de energia, o TLP 1.3. Confira as novidades desse release.

O TLP é uma ferramenta avançada de gerenciamento de energia para Linux que vem com uma configuração padrão otimizada para economizar bateria, por isso é muito fácil de usar – basta instalar o TLP e você pode esquecê-lo.

TLP 1.3 lançado com um novo esquema de configuração e mais

O TLP é altamente personalizável, portanto, caso você queira alterar algumas de suas configurações, você também pode fazer isso (isso é feito editando o arquivo de configuração do TLP).

O TLP detecta automaticamente se o seu laptop funciona com bateria ou CA e aplica configurações (altera o dimensionamento e o controlador de frequência da CPU, define o modo de economia de energia WiFi, ativa ou desativa os dispositivos de rádio integrados, define o APM do disco e o tempo limite de desativação do disco, etc. ) que otimizam o laptop para desempenho (quando estiver em CA) ou economia de bateria (quando estiver em bateria).

Uma lista dos recursos dele pode ser encontrada em seu site.

Também não vale nada que o TLP funcione como um serviço do sistema e não tenha uma GUI por padrão. Há uma GUI de terceiros que facilita a alteração da configuração do TLP, chamada TLPUI.

Agora, depois de ficar em desenvolvimento por 8 meses, o TLP 1.3 foi lançado com um novo esquema de configuração, melhorias no tlp-stat e uma solução alternativa para laptops que relatam status incorreto de CA ou bateria, entre outros.

Novidades do TLP 1.3

O TLP 1.3 mais recente vem com um novo esquema de configuração no qual os arquivos de configuração são analisados ​​em vez de serem originados (sem mais expansão do shell). /etc/default/tlp é substituído por /etc/tlp.conf, com as configurações sendo lidas na seguinte ordem:

  • Padrões intrínsecos
  • /etc/tlp.d/*.conf – snippets de personalização de drop-in
  • /etc/tlp.conf – configuração do usuário

A última ocorrência tem precedência no caso de parâmetros idênticos.

O TLP 1.3 também vem com muitas melhorias no tlp-stat. tlp-stat é uma parte da ferramenta de linha de comando do TLP que mostra a configuração atual, informações do sistema, configurações ativas de economia de energia e dados da bateria.

Como lembrete, o antigo comando tlp stat foi descontinuado no TLP 1.2; portanto, a partir dessa versão, você precisa usar o tlp-stat (com privilégios de root).

No momento em que escrevo este artigo, o TLPUI ainda não foi atualizado para oferecer suporte ao TLP 1.3 mais recente, mas isso provavelmente acontecerá em breve.

Para saber mais sobre essa versão do TLP, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o TLP 1.3

Para instalar a versão mais recente do TLP nas principais distribuições Linux basta usar a central de programas dela. No caso do Ubuntu e derivados, se você não encontrar o programa, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do TLP no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile