Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

Foi lançado na Google Play Store o Tor Browser 8.5 para Android. Confira os detalhes desse importante lançamento e veja onde baixar para instalar.

Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.

O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.

Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).

Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.

Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.

Tor Browser 8.5 para Android lançado na Google Play Store

A versão estável do Tor Browser para Android 8.5 foi lançada recentemente na Play Store do Google, com recursos embutidos de criptografia, anti-rastreamento, bloqueio de impressões digitais e multicamadas para contornar a censura.

Esta é a primeira versão oficial e estável do Android lançada pelo Projeto Tor na Play Store do Google, com o aplicativo também disponível através do repositório de software Android mantido pela comunidade F-Droid.

A equipe responsável pelo Tor Browser para Android lançou a primeira versão alfa do aplicativo para Android em setembro de 2018 e, desde então, trabalhou 24 horas por dia para trazer o máximo de recursos disponíveis no aplicativo de desktop para a versão móvel.

De acordo com o comunicado de imprensa do Tor Browser 8.5:

“Garantimos que não há desvios de proxy, que o isolamento primordial esteja ativado para protegê-lo do rastreamento de sites cruzados e que a maioria das defesas de impressões digitais esteja funcionando. Embora ainda existam lacunas de recursos entre a área de trabalho e o Android Tor Browser, estamos confiantes de que o Tor Browser para Android fornece essencialmente as mesmas proteções que podem ser encontradas em plataformas de desktop.”

O Android foi adicionado à lista de plataformas suportadas porque:

“A navegação móvel está aumentando em todo o mundo e, em algumas partes, é comumente a única maneira de as pessoas acessarem a Internet. Nessas mesmas áreas, muitas vezes há vigilância pesada e censura on-line, por isso, tornamos uma prioridade alcançar esses usuários”.

Uma lista de recursos que ainda precisam ser adicionados à versão Android do Tor Browser está disponível no sistema de rastreamento de problemas do projeto (issue tracking system).

O anúncio também observa que, embora uma versão do Tor Browser para iOS não possa ser lançada na Apple App Store, devido a várias restrições impostas pela Apple, o aplicativo Onion Browser desenvolvido por Mike Tigas e o Guardian Project é a opção recomendada para a plataforma iOS.

Fundação Mozilla quer integrar o Tor no Firefox

No dia 6 de maio, a equipe do Tor Project anunciou o lançamento do Tor Browser 8.0.9 para plataformas de desktop que corrigiu um problema que desabilitaria automaticamente o NoScript e o HTTPS-Everywhere usados ​​pelo aplicativo depois que o Mozilla deixasse seu certificado de assinatura intermediária expirar.

Dois dias depois, a Mozilla anunciou no relatório Research Grants 2019H1 da empresa um interesse em “potencialmente integrar mais do Tor no Firefox, com o objetivo de fornecer um modo Super Private Browsing (SPB) para nossos usuários”.

Em resposta, a equipe do Tor Project disse o seguinte:

“Integrar o Tor ao Firefox traria uma navegação privada real e uma experiência de internet mais segura para um número sem precedentes de pessoas ao redor do mundo. Mas o Tor nunca foi implementado nesta escala e há muitas considerações a serem feitas antes que a Mozilla experimente.”

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile