Procurando um navegador seguro e com suporte a navegação realmente anônima? Então veja aqui como instalar manualmente o navegador Tor no Ubuntu e seus derivados.
Para aqueles que ainda não conhecem, Tor (The Onion Router), é uma rede de túneis virtuais que permite que seus usuários se comuniquem de forma segura e anonimamente, através da Internet.
O recurso permite que organizações e indivíduos compartilhem informação através de redes públicas, sem comprometer a sua privacidade.
Já o Tor Browser, é um pacote que traz um navegador baseado no Firefox ESR (Firefox com suporte estendido), configurado para proteger a privacidade e anonimato dos usuários usando Tor (que vem junto com ele).
Com isso é possível usar o Tor para evitar que sua navegação seja rastreada por sites, familiares e outros interessados.
Ele também serve para que você possa se conectar a sites de notícias, serviços de mensagens instantâneas, ou a sites que são bloqueados pelos provedores de Internet e administradores de rede.
Resumindo: Usar o Tor no Ubuntu (ou em qualquer sistema) é um ótima estratégia para ter mais privacidade, principalmente em tempos de governos monitorando a vida até de presidentes e cidadãos.
Usar Tor no Linux é muito simples, mas ainda que os repositórios das principais distribuições forneçam uma versão do navegador Tor, ela as vezes pode vir desatualizada.
Nesse caso, se você quiser a versão mais recente, basta seguir este tutorial para instalar o navegador Tor no Ubuntu e sistemas derivados dele.
Antes de fazer o procedimento, desinstale qualquer versão do navegador Tor que já esteja em seu sistema.
Como instalar a última versão estável do navegador Tor no Ubuntu e derivados
Para instalar o navegador Tor no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/tor-browser
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install tor-browser
Como instalar o navegador Tor manualmente ou em outras distros
Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.
Usando o Tor pela primeira vez
Para iniciar o programa, digite tor
no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).
Ao executar o Tor no Ubuntu pela primeira vez, clique no botão “Conectar” para que ele prepare tudo e inicie o navegador.
Desinstalando o navegador Tor no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o navegador Tor no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo apt-get remove tor-browser --auto-remove
Veja também
Se o que você procura é uma outra forma de instalar ele, dê uma olhada nesse tutorial:
Tor no Linux: veja como instalar manualmente