Aproveitando a experiência do KDE 3 em 2018 com Trinity Desktop R14.0.5

Aproveitando a experiência do KDE 3 em 2018 com o Trinity Desktop R14.0.5
Aproveitando a experiência do KDE 3 em 2018 com o Trinity Desktop R14.0.5

Foi lançado o Trinity Desktop R14.0.5 com melhorias, novos recursos e a boa e velha experiência do KDE 3. Confira os detalhes e descubra como instalar.


Sabe o ambiente que é usado na distribuição Q4OS, que foi falada aqui no Blog? O nome dele é TDE, ou Trinity Desktop Environment.
Aproveitando a experiência do KDE 3 em 2018 com o Trinity Desktop R14.0.5

Esse ambiente começou como uma continuação do K Desktop Environment (KDE) versão 3. O nome Trinity foi escolhido em parte porque a palavra significa “três” e o TDE é uma continuação do KDE 3.

O projeto TDE foi fundado por Timothy Pearson e ainda é liderado por ele. Timothy é um desenvolvedor de software experiente e qualificado, pois foi o coordenador do KDE 3.x e de versões anteriores do Kubuntu.

Ou seja, aqueles que têm boas lembranças do K Desktop Environment 3, ainda podem desfrutar de uma experiência derivada do KDE3 nos dias atuais com o Trinity Desktop.

Novidades do Trinity Desktop R14.0.5

O Trinity Desktop continua a receber atualizações ocasionais como o fork dos pacotes do KDE 3.5. E o Trinity Desktop R14.0.5 é o novo lançamento deste fim de semana e o primeiro desde o lançamento da R14.0.4, em novembro passado.

O Trinity R14.0.5 é composto, em grande parte, por correções de erros para os pacotes e atualizações anteriores do KDE3, para garantir que este software possa continuar trabalhando com compiladores modernos e outros componentes de desktop.

Entre as correções no Trinity R14.0.5 estão a reprodução de arquivos de áudio Ogg, correções de falhas do servidor de som, notificações de mídia removível, realce de sintaxe JavaScript para o Kate, vazamentos de memória, detecção de big endian e mais.

Há também duas correções de segurança para problemas conhecidos a partir de 2016 e 2017.

Agora o Trinity Desktop R14.0.5 é compatível com os compiladores GCC 7/8, e traz suporte a Java 8 e mais recente, melhor suporte ao uso do compilador LLVM Clang, suporte a OpenSSL 1.1 e vários outros pequenos ajustes.

Para mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Trinity Desktop

Para instalar a versão mais recente do Trinity Desktop nas distribuições baseadas no Debian, use esse tutorial:
Como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados

O que está sendo falado no blog

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile