Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Trinity Desktop R14.0.9 lançado com novos temas e widgets

A equipe de desenvolvimento do TDE anunciou o lançamento do Trinity Desktop R14.0.9 com correções de bugs e mais. Confira as novidades e atualize.

O TDE (Trinity Desktop Environment) é um ambiente de desktop de software completo projetado para sistemas operacionais semelhantes ao Unix, destinado a usuários de computador que preferem um modelo tradicional de desktop e é um software aberto/livre. Ele é um fork do KDE que oferece um ambiente de desktop para sistemas operacionais Unix-like.

Esse desktop começou como uma continuação do K Desktop Environment (KDE) versão 3. O nome Trinity foi escolhido em parte porque a palavra significa ‘três’ e o TDE é uma continuação do KDE 3.

TDE agora tem o seu próprio projeto de ambiente desktop do computador. O projeto TDE foi fundado por Timothy Pearson e ainda é liderado por ele.

Timothy é um desenvolvedor de software experiente e qualificado, pois foi o coordenador do KDE 3.x e de versões anteriores do Kubuntu.

Isso aconteceu porque o KDE 3.5 foi ótimo, mas depois de algumas modificações por desenvolvedores que não agradaram os fãs do KDE, o TDE surgiu para preservar o KDE 3.5.

O ambiente Trinity Desktop é voltado para as pessoas que realmente gostam de como as coisas eram no passado. Então, se você é um fã do KDE 3.5 e não gosta das novas versões do ambiente, ele é para você.

Então, para aqueles que não estão familiarizados com o Trinity Desktop, você deve saber que este ambiente de desktop apresenta suas próprias ferramentas para gerenciar parâmetros de tela, uma camada baseada em udev para trabalhar com equipes, uma nova interface para configurar equipes, uma transição para o gerenciador composto de Compton. TDE (um fork do Compton com extensões TDE), um configurador de rede aprimorado e mecanismos de autenticação de usuário.

O ambiente Trinity pode ser instalado e usado ao mesmo tempo que as versões mais atuais do KDE, incluindo a capacidade de usar aplicativos KDE já instalados no sistema no Trinity. Existem também ferramentas para a correta visualização da interface dos programas GTK sem quebrar o estilo de design uniforme.

Agora, foi lançado o lançamento do ambiente de trabalho Trinity R14.0.9, que continua o desenvolvimento das bases de código KDE 3.5.x e Qt 3. A nova versão introduz mudanças, principalmente relacionadas a correções de bugs e trabalho para melhorar a estabilidade do código base.

Novidades do Trinity Desktop R14.0.9

Trinity Desktop R14.0.9 lançado com novos temas e widgets

No Trinity Desktop R14.0.9, novos temas foram adicionados para Baghira (estilo macOS), Domino (tema leve) e Ia Ora (variante do tema Mandriva Ia Ora).

Novos widgets também foram adicionados: KoolDock (interface para iniciar aplicativos) e TastyMenu (menu alternativo) e incluíram o editor XML KXMLEditor, a calculadora científica Mathemagics e a calculadora Qalculate simples.

Além disso, a tradução de pacotes para o sistema de compilação CMake continua. Para alguns pacotes, o suporte para construção usando automake foi removido completamente.

Das outras mudanças que se destacam na nova versão destacam-se os seguintes itens:

Além disso, foi mencionado que logo após a fundação do projeto Trinity, a migração do código base para Qt 4 começou, mas em 2014 esse processo travou e até agora continua, pois eles comentam que a migração não foi concluída para o ramo atual do Qt até que o projeto tenha garantido a manutenção da base de código Qt3, que continua com correções de bugs e melhorias, apesar do encerramento oficial do suporte para Qt3.

Para saber mais sobre essa versão do Trinity Desktop, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Trinity Desktop

Para instalar a versão mais recente do Trinity Desktop em algumas das principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o ambiente Trinity Desktop no Ubuntu, Debian e derivados

Para o restante das distribuições Linux, você pode seguir as instruções que são compartilhadas no site oficial do ambiente.

Sair da versão mobile