Trisquel GNU/Linux 9 lançado com pacotes e patches de segurança atualizados

Trisquel GNU/Linux 9 lançado com pacotes e patches de segurança atualizados
Trisquel GNU/Linux 9 lançado com pacotes e patches de segurança atualizados

Depois de um longo ciclo de desenvolvimento, o projeto Trisquel finalmente lançou o Trisquel GNU/Linux 9. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Trisquel GNU/Linux é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu que possui exclusivamente software livre e de código aberto. O projeto é gerenciado por desenvolvedores independentes e é parcialmente financiado por doações.

Trisquel é um projeto que procura combinar as qualidades do Ubuntu dentro de um sistema operacional que inclui apenas software livre.

Observe que a distribuição não é baseada nos repositórios oficiais do Ubuntu (no entanto, ela segue os ciclos de lançamento das versões LTS), eles analisam todos os pacotes e incluem somente software de código fonte aberto.

Ela também tem uma integração no kernel do Linux, que remove firmwares proprietários, além de incluir algumas otimizações.

Resumindo, Trisquel GNU/Linux é uma distribuição Linux 100% livre e baseada em Ubuntu. Seu principal objetivo é fornecer um sistema operacional para públicos variados, incluindo usuários domésticos e de empresas, instituições de ensino, estações de trabalho multimídia, etc.

Além da edição principal, há o Trisquel-mini (a edição leve baseada no LXDE) que usa o navegador web Midori, cliente de e-mail Sylpheed, editor de texto Abiword e GNOME-Mplayer media player como seus principais componentes pré-instalados.

Também há o Trisquel TOAST edition, baseada no ambiente de aprendizagem Sugar v112.

Agora, o projeto, após um longo ciclo de desenvolvimento, lançou a versão 9.0 com suporte de longo prazo (LTS).

Novidades do Trisquel Trisquel GNU/Linux 9

Trisquel GNU/Linux 9 lançado com pacotes e patches de segurança atualizados

Os responsáveis pelo sistema dizem que coisas boas vêm para quem espera, e por esse lançamento houve muita espera, mas também muitas coisas boas.

“Trisquel 9.0, codinome “Etiona” é nosso lançamento mais polido até agora, graças à contribuição de uma equipe de voluntários muito comprometida.”

Esta versão vem em vários sabores:

  • MATE desktop, o padrão. Com base no popular fork do GNOME 2.x, esta edição oferece um ambiente de área de trabalho clássico que combina com a experiência do usuário de versões anteriores do Trisquel.
  • Trisquel Mini, uma versão leve para máquinas e netbooks mais antigos. Baseado no ambiente de desktop LXDE e uma seleção de aplicativos que economizam recursos para dar nova vida ao seu hardware.
  • Triskel, executando o ambiente KDE. Excelente para personalizar o design e olhar em detalhes.
  • Trisquel netinstall image. Para implantar com uma interface de instalação de linha de comando, ideal para servidores e usuários avançados.
  • Trisquel TOAST, baseado na plataforma de aprendizagem Sugar. Vem com dezenas de atividades educacionais para crianças.

Apesar do tempo de lançamento mais longo do que o normal, todos os pacotes estão totalmente atualizados com atualizações de suporte de longo prazo e patches de segurança.

O navegador padrão “Abrowser”, nossa liberdade e privacidade respeitando o navegador da Mozilla, fornece as atualizações mais recentes do upstream para uma ótima experiência de navegação.

Os backports fornecem suporte estendido de hardware e outros recursos, como um LibreOffice mais recente e muitos outros utilitários.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Trisquel GNU/Linux 9

A imagem ISO do Trisquel GNU/Linux 9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile