Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Depois de alguns rumores e confirmações, o celular da Pine64 chegou, então, confira tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone!

O PinePhone é um telefone Linux acessível, criado por Pine64, fabricante do laptop Pinebook Pro e do computador de placa única Pine64. As especificações, preço e design do PinePhone são todos adaptados para mantê-lo com um preço super baixo de U$$ 149. Mas ele não se resume a apenas isso…

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone
Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Apresentado como uma alternativa barata aos dispositivos Android e iOS, o PinePhone foi desenvolvido para entusiastas e desenvolvedores de Linux que apreciarão seu software de código aberto voltado para a privacidade e seus comutadores de interrupção de hardware.

Este artigo será atualizado à medida que mais informações forem conhecidas

É preciso deixar claro uma coisa: o Pinephone não está interessado nos monofones mais recentes da Samsung ou nos principais dispositivos rivais de outros OEMs. Ele tem ambições mais humildes: fornecer uma plataforma de smartphone confiável, aberta, hackável (e potencialmente atualizável), com tecnologia Linux.

Data e preço de lançamento do PinePhone

O PinePhone estará à venda no início de 2020 como um telefone completo, pré-carregado com um sistema operacional móvel (n ainda não escolhido) baseado em Linux. Não há data de lançamento específica até o momento, mas assim que houver, você provavelmente ouvirá sobre isso!

Se você realmente gosta deste smartphone Linux, uma edição do PinePhone ‘Brave Heart’ estará disponível para pré-venda em 15 de novembro de 2019, com uma data de entrega prevista para dezembro de 2019/janeiro de 2020.

A edição Brave Heart destina-se apenas a entusiastas e adotantes precoces, pois é um lote de “primeiro passe”.

Ele não é fornecido com um sistema operacional pré-instalado (mas há versões beta para experimentar) e o dispositivo pode apresentar algumas diferenças muito pequenas nas unidades de execução final.

Também em novembro de 2019, um lote de PinePhones quase terminados, mas não totalmente finalizados, será distribuído aos criadores e desenvolvedores da comunidade que trabalham duro para portar seu software para rodar no aparelho.

Pinephone vs Purism Librem 5: especificações

Até agora, deu pra evitar mencionar o telefone Linux do tamanho de um elefante na sala: o Librem 5 doa Purism.

Agora, o Librem 5 é um dispositivo muito personalizado. Reduz menos aspectos técnicos do que o PinePhone (para melhor ou para pior; usa componentes da classe desktop que não são projetados para o fator de forma do telefone) e é sem dúvida o mais poderoso dos dois.

Mas também é mais caro e, com base nos relatórios dos desenvolvedores da comunidade, pode não ter suporte para sistemas operacionais fora do PureOS, com o qual é fornecido.

Ambos os telefones se apresentam como um dispositivo consciente da privacidade (com comutadores de interrupção de hardware) que os entusiastas de código aberto, desenvolvedores e adotantes podem aproveitar mais.

Ambos os telefones, ainda que em graus variados, ainda usam firmware ROM proprietário na banda base (embora o Purism o carregue com um driver FOSS) e potencialmente wi-fi e bluetooth também.

Como nem o Pinephone nem o Librem 5 estão atualmente disponíveis para testes mais amplos, e como nenhum deles possui uma pilha de software “estável”, as comparações de desempenho terão que esperar.

Vários sistemas operacionais

Até o momento, não há um sistema operacional PinePhone selecionado para enviar pré-instalado no aparelho.

Mas a comunidade Linux está trabalhando duro para transportar uma grande quantidade de sistemas operacionais de código aberto para rodar no PinePhone.

Abaixo está uma tabela de alguns (embora possivelmente não todos), incluindo seu status de desenvolvimento no Librem 5:

OS PinePhone Librem 5
Ubuntu Touch Sim Sim
PostMarketOS (Plasma Mobile) Sim Sim
Sailfish OS Sim Desconhecido
LuneOS (Baseado no webOS) Sim Não
Replicant (Baseado no Android) Sim Não

Concluíndo

O PinePhone é super empolgante, e não apenas porque é barato. Como os laptops Pinebook e Pinebook Pro, o PinePhone ajudará a colocar o Linux mobile no bolso das pessoas que, de outra forma, nunca teriam tentado.

A experiência será difícil, as coisas não serão fascinantes e haverá uma grande lacuna de aplicativos para a maioria.

Mas é por isso que ele (e o Librem 5) são empolgantes: eles são a base sobre a qual uma abordagem diferente da computação móvel pode ser construída.

Imagens do Pinephone

Abaixo estão algumas fotos reais e reais que o Pine64 compartilhou desde o anúncio do projeto Pinephone no início deste ano. Lembre-se de que essas fotos são uma mistura de unidades de desenvolvimento, protótipos e testes pré-fabricados, e não o produto final final.

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

Tudo o que você precisa saber sobre o smartphone Linux PinePhone

E o PinePhone Brave Heart começará a ser enviado no dia 17 de janeiro.

Fonte: OMGUbuntu

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.