Uber tornou a ferramenta Piranha um software livre

E o Uber tornou a ferramenta Piranha um software livre. Conheça melhor esse software e os detalhes dessa importante mudança.

Piranha é uma ferramenta que verifica o código-fonte para excluir código relacionado a sinalizadores de recursos obsoletos ou obsoletos, levando a uma base de código mais limpa, mais segura, com melhor desempenho e mais sustentável.

Uber tornou a ferramenta Piranha um software livre
Uber tornou a ferramenta Piranha um software livre

O Uber usou o Piranha para remover cerca de dois mil sinalizadores de recursos obsoletos e seu código relacionado nas bases de código Android e iOS.

Agora, o Uber tornou a ferramenta Piranha um software livre, coberto pela licença Apache License 2.0.

Uber tornou a ferramenta Piranha um software livre

Sim. O Uber abriu uma ferramenta Piranha, que exclui automaticamente códigos não utilizados e obsoletos das bases de códigos dos aplicativos.

A empresa de compartilhamento de viagens diz que o Piranha ajudará os desenvolvedores automatizando a tarefa de remoção de código, que consome muito tempo quando feito manualmente.

Como a publicação do blog explica, o Uber usa sinalizadores de recursos para o desenvolvimento de aplicativos móveis para Android e iOS.

Os sinalizadores de recursos são usados ​​para personalizar a execução de aplicativos para dispositivos móveis – significa oferecer recursos diferentes para diferentes conjuntos de usuários.

Usando sinalizadores de recursos, empresas como Uber podem localizar a experiência do usuário nas diferentes regiões em que operam.

Isso ajuda o Uber e outras empresas a implantar gradualmente recursos para usuários em todo o mundo e a experimentar diferentes variações da mesma funcionalidade.

Agora, esses sinalizadores de recurso se transformam em um recurso implementado com sucesso ou simplesmente se tornam uma tentativa malsucedida.

Nos dois casos, o sinalizador de recurso não é mais relevante e se transforma em um sinalizador de recurso obsoleto.

É exatamente aí que os desenvolvedores precisam do Piranha.

Essa ferramenta de código-fonte aberto pode excluir automaticamente esses sinalizadores de recursos que não são mais necessários, juntamente com o código correspondente.

Código obsoleto, como sinalizadores de recursos obsoletos, não apenas cria confusão na base de código e aumenta sua complexidade, mas também interfere em outros sinalizadores ou ocasiona bugs.

O sistema de gerenciamento de sinalizadores envia periodicamente uma lista de sinalizadores potencialmente obsoletos para o Piranha, que gera um diff e o envia ao autor original do sinalizador. O autor pode então determinar se deseja obter o diff.

Atualmente, o Piranha trabalha para códigos escritos em Objective-C, Swift e Java. Agora que se tornou um software livre, outros colaboradores podem aproveitar a versão existente e disponibilizá-la para outras linguagens de programação.

O Uber diz que usou o Piranha para remover cerca de dois mil sinalizadores de recursos obsoletos e seu código relacionado.

A empresa recomenda o uso do Piranha em aplicativos que usam extensos sinalizadores de recursos e implementam APIs específicas para controlar seu comportamento.

Para ler mais sobre o Piranha, você pode consultar o blog do Uber e obtê-lo no GitHub.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.