Ubuntu 19.10 iniciará 7 vezes mais rápido com a compactação LZ4 [atualizado]

A equipe do kernel do Ubuntu informou que o Ubuntu 19.10 iniciará 7 vezes mais rápido com a compactação LZ4, que será a compactação usada nesse sistema.

Se você já experimentou instalar o Ubuntu em uma máquina virtual dentro de outro sistema, deve ter se surpreendido com o fato dele ser executado mais rapidamente do que em seu modo nativo.

Ubuntu 19.10 iniciará 7 vezes mais rápido com a compactação LZ4
Ubuntu 19.10 iniciará 7 vezes mais rápido com a compactação LZ4

E se você quer ainda mais velocidade, saiba que o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine iniciará ainda mais rápido do que já o faz atualmente.

Ubuntu 19.10 iniciará 7 vezes mais rápido com a compactação LZ4

Colin Ian King, um engenheiro Ubuntu que trabalha na equipe Kernel da Canonical, publicou um artigo de blog com algumas das melhorias de inicialização feitas no próximo sistema operacional Ubuntu 19.10.

A equipe do kernel do Ubuntu decidiu alterar a compactação da imagem do kernel para LZ4 e a primeira versão a aproveitar essa novidade será o Eoan Ermine, que será lançado no dia 17 de outubro.

De acordo com Colin Ian King, a Equipe do Kernel do Ubuntu trabalhou duro nos últimos meses para encontrar um algoritmo mais rápido de compactação/descompactação para o sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), que chegará às ruas no final do outono de 17 de outubro.

Eles tomaram a decisão após avaliar as diferentes opções de compactação e usarão o LZ4 nas arquiteturas suportadas para imagens de kernel e initframs.

A Equipe do Kernel do Ubuntu comparou seis métodos de compactação para o initramfs, incluindo BZIP2, GZIP, LZ4, LZMA, LZMO e XZ, para medir o tempo de carregamento do kernel Linux, bem como o tempo de descompactação.

O benchmarking foi realizado em configurações x86 usando o x86 TSC (Time Stamp Counter).

No final, eles perceberam que o LZ4 é o melhor método de compactação / descompactação para o Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), pois BZIP2, LZMA e XZ demoravam a descompactar, enquanto o LZ4 era sete vezes mais rápido que o GZIP. Por outro lado, o LZO foi cerca de 1,25 vezes mais rápido que o GZIP, mas não rápido o suficiente.

O LZ4 é um algoritmo de compactação de dados sem perdas que oferece velocidades de compactação e descompactação extremamente rápidas.

O LZ4 já era usado por padrão no Ubuntu, desde o lançamento do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish), mas parece que a Canonical manterá como método padrão de compactação/descompactação para os kernels e initramfs no sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine).

Por isso, começando com a próxima versão, o Ubuntu irá iniciar muito mais rápido do que nunca.

Colin Ian King explicou assim:

No tamanho de compactação, o GZIP produz o menor tamanho de núcleo compactado, seguido por LZO (~16% maior) e LZ4 (~25% maior). Com o tempo de descompressão, o LZ4 é 7 vezes mais rápido que o GZIP e o LZO é ~1,25 vezes mais rápido que o GZIP em x86 … Mesmo com mídia lenta e CPU lenta, o tempo de carregamento mais longo do kernel LZ4 é superado pelo tempo de descompressão muito mais rápido. À medida que a mídia fica mais rápida, a diferença de tempo de carregamento entre GZIP, LZ4 e LZO diminui e o tempo de descompressão se torna o fator de velocidade dominante com LZ4, com o LZ4 como o vencedor.

Talvez afirmar que a inicialização fique 7 vezes mais rápido com base na diferença quando se trata de descomprimir seja dizer muito, mas é um fato que o Ubuntu 19,10 irá iniciar começar muito mais rápido do que o Disco Dingo e versões anteriores.

No Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine), o LZ4 estará disponível para os kernels x86 (64 bits), PPC64le (PowerPC Little Endian de 64 bits) e s390 (IBM System z).

Salvo engano, podemos conferir depois de 26 de setembro, quando a Canonical lança a primeira versão beta do Eoan Ermine.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO