Ubuntu para Nintendo switch – Conheça o L4T Ubuntu

Se você possui um Nintendo switch e quer usar o Linux nele, conheça mais um pouco sobre o L4T Ubuntu (um Ubuntu para Nintendo switch) e descubra onde baixar a distro.

Sem dúvida nenhuma, uma das grandes características do Linux em geral é a grande capacidade que ele tem de funcionar em vários dispositivos.

Ubuntu para Nintendo switch - Conheça o L4T Ubuntu
Ubuntu para Nintendo switch – Conheça o L4T Ubuntu

Sim, o Linux não funciona apenas em computadores e servidores como muitos pensam, porque mesmo o Linux está em “dispositivos inteligentes”, em sistemas de carro, em projetos da NASA e muito mais.

Uma prova disso é que é possível instalar o Ubuntu em um Nintendo switch. Recentemente, a equipe switchroot publicou L4T Ubuntu, que é um projeto baseado no pacote Linux para Tegra (L4T) NVIDIA e Ubuntu.

Conheça o L4T Ubuntu

O pacote NVIDIA L4T inclui um kernel Linux adaptado para o Nintendo switch, um bootloader, Drivers, utilitários flash, modelos de sistema de arquivos e muito mais para sua plataforma Jetson.

A equipe switchroot oferece uma espécie de repetição do último, mas especialmente adaptado para o console Nintendo.

L4T Ubuntu inclui, para o switch, controladores para a gestão do áudio, a dock e a unidade de processamento Vulkan.

A equipe de desenvolvimento também discute a necessidade desse suporte como a razão pela qual essa distribuição está alinhada com uma ramificação da linha principal do kernel 4.9.

De suas características L4T Ubuntu destacam-se os seguintes itens:

  • Suporte para a dock USB;
  • Bluetooth (ambos os controladores e áudio);
  • drivers para GPU NVIDIA – Vulkan e OpenGL;
  • Áudio – fones de ouvido HDMI, alto-falantes e muito mais quando encaixados;
  • Joycons e controladores profissionais são totalmente suportados quando não conectados ao console;
  • Suporte a Touch Screen;
  • Monitor;
  • Wi-fi;
  • Dimensionamento da frequência da CPU: a CPU escala de 200 MHz a 1,7 GHz (para o qual o comutador é armazenado) dependendo da carga. Os ventiladores ajustam para levar isto em consideração;
  • Full sdcard speed;
  • Aceleração de vídeo de hardware ao usar o aplicativo de vídeo incorporado (significa que você pode assistir a vídeos sem que a bateria esteja esgotada massivamente);

Ubuntu para Nintendo switch? Como isso foi possível?

Desde o ano passado, o grupo Fail0verflow anunciou através de sua conta no Twitter que tinha conseguido executar uma distribuição Linux no Nintendo switch, e a manipulação foi possível graças a uma falha na memória de boot do console.

A vulnerabilidade permitiu que terceiros acessem o modo de recuperação para carregar o código necessário.

No entanto, sua operação exigiu uma modificação física do dispositivo e um curto-circuito entre alguns dos pinos de sua porta USB.

O processo é semelhante para o Ubuntu L4T?

Para aqueles que estão interessados ​​em instalar o Ubuntu L4T em seu dispositivo, a boa notícia é que vocês não terão que estripar seu console.

A instalação do Ubuntu L4T, gira em torno de uma única condição que deve ser cumprida: usar pelo menos um cartão SD de 16 GB.

De acordo com a explicação da equipe de desenvolvimento, a mídia é usada para fazer backup da imagem do sistema operacional em que o processo de instalação é baseado.

Deve ser um procedimento semelhante ao conhecido em um PC com, em particular, na fase da escolha das partições, que desta vez, estão disponíveis no cartão SD.

Baixe e experimente o L4T Ubuntu

Para aqueles que que possuem o Nintendo switch e querem instalar o L4T Ubuntu no aparelho, a imagem ISO do L4T Ubuntu já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Nesse local você encontrar as instruções, requisitos e a imagem de instalação, e ainda poderão postar suas perguntas diretamente com a equipe Desenvolvimento.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.