Ubuntu Touch OTA-15 lançado com suporte a novos dispositivos

Ubuntu Touch OTA-15 lançado com suporte a novos dispositivos
Ubuntu Touch OTA-15 lançado com suporte a novos dispositivos

A comunidade UBports lançou o Ubuntu Touch OTA-15 para Ubuntu Phones, uma atualização baseada no Ubuntu 16.04 LTS para todos dispositivos Ubuntu Phone suportados. Confira os detalhes desse update.

Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.

Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

Agora, a equipe UBports anunciou o lançamento do Ubuntu Touch 16.04 OTA-15, a versão mais recente do sistema operacional móvel do projeto.

Novidades do Ubuntu Touch OTA-15

Ubuntu Touch OTA-15 lançado com suporte a novos dispositivos

Os desenvolvedores do UBports e a comunidade de código aberto continuam a impulsionar o Ubuntu Touch para smartphones/tablets.

O Ubuntu Touch ainda não foi capaz de completar a transição do Ubuntu 16.04 para uma base 20.04, mas eles fizeram outras melhorias e suporte a novos dispositivos com o lançamento atual do Ubuntu Touch OTA-15.

Ubuntu Touch OTA-15 da UBports chegou à web como a mais nova atualização over-the-air para esta plataforma de smartphone Linux. Entre o trabalho a encontrar com OTA-15 inclui:

  • – Os dispositivos que agora funcionam com o UBports Installer incluem Google Pixel 3A, OnePlus Two, F (x) tec Pro1 / Pro1 X, Xiaomi Redmi Note 7 e Samsung Galaxy Note 4.
  • – Uma configuração de kernel aprimorada para o Volla Phone para fornecer reprodução de áudio suave, entre outras melhorias do Volla Phone.
  • – Várias melhorias em seu navegador “Morph”.
  • – Melhor relatório de erros para mensagens MMS.
  • – Vários outros pequenos refinamentos.

Enquanto isso, os desenvolvedores do UBports continuam trabalhando arduamente na transição de sua base Ubuntu 16.04 para o Ubuntu 20.04 LTS, especialmente com apenas alguns meses de suporte regular restantes para 16.04.

Eles reconhecem que o Ubuntu 16.04 provavelmente ainda estará em uso por pelo menos um pouco de tempo no UBports após o período de suporte de cinco anos.

Em breve, a transição do Ubuntu 20.04 está mudando do Qt 5.9 para o Qt 5.12 LTS, o que eles esperam alcançar para o próximo lançamento (Ubuntu Touch OTA-16). O Ubuntu Touch OTA-16 também eliminará o antigo mecanismo de renderização da Web Oxide.

Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.

Como instalar o Ubuntu Touch

Os usuários existentes do Ubuntu Touch no canal `stable` (que é selecionado por padrão no UBports Installer) receberão a atualização OTA-15 através da tela Updates de System Settings.

Os dispositivos receberão a atualização aleatoriamente. Essa propagação é para nos dar tempo de interromper uma atualização ruim no futuro (caso isso se torne necessário), não para acomodar quaisquer restrições de largura de banda.

Se desejar receber a atualização imediatamente, ative o acesso ADB e emita o seguinte comando sobre ‘adb shell’:
sudo system-image-cli -v -p 0 --progress dots
Seu dispositivo irá baixar a atualização e instalá-la. Este processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de download.

Já os novos usuários do Ubuntu Touch encontrarão instruções para instalar o Ubuntu Touch em seu dispositivo em devices.ubuntu-touch.io.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile