Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ubuntu Touch será baseado no Ubuntu 20.04 em breve

O desenvolvedores da UBports informaram que o Ubuntu Touch será baseado no Ubuntu 20.04 em breve. Confira como será feito isso.

Já se passaram quase 5 anos desde que a BQ lançou seu Aquaris M10 Ubuntu Edition. Lembro-me de querer experimentar, em parte porque pensei que o Ubuntu Touch seria praticamente como o Ubuntu, mas com toque.

Quatro anos depois consegui testá-lo, mas já com um PineTab, para me levar a uma grande mas compreensível decepção: não se parece muito com a versão desktop, e tem restrições que não posso dizer que me considero um fã.

Mas aqui não vamos falar sobre este tipo de restrições ou falhas, mas sim sobre o seu fundamento.

O Ubuntu Touch atual é baseado no Xenial Xerus, ou seja, Ubuntu 16.04 que foi lançado em abril de 2016.

Após um curto período de discussão, os desenvolvedores do UBports decidiram que valia a pena dar um salto maior e que, após o fim do ciclo de vida do 16.04, o Ubuntu Touch será baseado no Ubuntu 20.04, codinome Focal Fossa e a última versão LTS do sistema operacional da Canonical.

Ubuntu Touch será baseado no Ubuntu 20.04 em breve

Ubuntu Touch será baseado no Ubuntu 20.04 em breve

Eles já estão trabalhando para tornar o Ubuntu Touch baseado no Ubuntu 20.04.

Mas antes de dar o grande salto, há um objetivo intermediário: o UBports está trabalhando agora para que seu sistema operacional passe a usar o Qt 5.12, o que garantem que será uma realidade na próxima OTA.

Considerando que o último a ser lançado foi o OTA-15, espera-se que o Ubuntu Touch use o Qt 5.12 no OTA-16.

E quando será feito o salto para o Ubuntu 20.04 Focal Fossa? O UBports não forneceu uma data exata, além do primeiro semestre de 2021.

É importante lembrar que o Ubuntu 16.04 deixará de receber suporte em abril deste ano, portanto, não seria ruim que a mudança ocorresse antes disso.

Mas a verdade é que os desenvolvedores estão priorizando o Lomiri, o ambiente gráfico, para a base do próprio sistema, então não seria surpresa se demorassem um pouco mais e dessem o passo já no verão.

Em todo caso, eles já confirmaram que a transição já está em andamento.

Sair da versão mobile