Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Última reformulação da Google Play Store deixou tudo mais complicado

Dando continuidade à sua meta de melhorar, a última reformulação da Google Play Store deixou tudo mais complicado, o que é um retrocesso.

O Google apenas recentemente redesenhou a Play Store, eliminando o menu de hambúrguer e movendo a maior parte de sua entrada de menu para o alternador de contas no canto superior direito.

Mas parece que a empresa ainda não terminou de renovar o serviço de distribuição. No fim de semana, capturas de tela de uma seção reformulada “Meus aplicativos” surgiram e não ficou nem um pouco legal.

Última reformulação da Google Play Store deixou tudo mais complicado

Última reformulação da Google Play Store deixou tudo mais complicado

O novo layout torna incrivelmente complicado acessar a lista completa de aplicativos instalados e atualizados recentemente.

Quando você acessa a seção “Meus aplicativos e jogos” da Play Store, normalmente vê uma coleção de atualizações pendentes e aplicativos atualizados mais recentemente na primeira guia – é uma visão geral útil para aqueles de nós que ainda gostam de ler changelogs, se eles existem para qualquer um dos aplicativos que você usa.

Um Redditor compartilhou imagens de uma nova seção “Gerenciar aplicativos e dispositivos” que presumivelmente substitui esta página “Meus aplicativos e jogos” que conhecemos.

Ele perde a maioria das guias disponíveis na interface antiga, como Atualizações, Instalado, Biblioteca, Compartilhamento e Beta, em vez de fornecer apenas duas seções – Visão Geral e Gerenciar.

Se você deseja apenas verificar se há atualizações bem rápido, a nova página Visão geral padrão é bastante inútil.

Ele lista apenas algumas entradas de menu e estatísticas sobre Play Protect, armazenamento usado, suas classificações e análises e opções para compartilhar aplicativos (útil para aqueles que vivem em mercados com acesso limitado à Internet de alta velocidade).

Última reformulação da Google Play Store deixou tudo mais complicado

As atualizações de seus aplicativos são apenas mais uma pequena entrada de menu aqui, com a Play Store informando que “Todos os aplicativos estão atualizados”. Existe uma opção para ver os detalhes, mas não sabemos ao certo o que poderemos ver lá.

O Redditor também compartilhou uma imagem de uma seção de downloads pendentes, que pode ser o que você verá quando clicar na entrada do menu de atualizações do aplicativo. Infelizmente, parece que não poderemos mais ver nossos aplicativos atualizados recentemente.

A mudança parece ter o objetivo de desestimular ainda mais as pessoas de verificar se há atualizações na Play Store.

Anteriormente, o Google removeu notificações informando sobre atualizações automáticas concluídas de aplicativos, forçando aqueles que desejam se manter atualizados com seus changelogs a verificar a Play Store regularmente ou desativar as atualizações automáticas – dando-lhes notificações sobre atualizações pendentes.

Com o Google e muitos desenvolvedores de terceiros mudando cada vez mais para atualizações do lado do servidor que trazem mudanças de interface e comportamento para aplicativos sem exigir um novo download, ter fácil acesso às atualizações de aplicativos pode não ser mais uma prioridade para muitas pessoas.

O redesenho ainda não apareceu em nenhum de nossos dispositivos, então não podemos dizer como exatamente você navega entre as diferentes seções e submenus, mas teremos certeza de atualizar nossa cobertura assim que tivermos uma visão melhor na interface redesenhada.

Para valer a pena, o Redditor relata que está usando a versão 25.1.24-21, embora mesmo com ela instalada, não foi possível recriar a interface – parece que é parte de uma atualização do lado do servidor.

Por fim, você pode baixar esta versão da Play Store em APK Mirror se quiser tentar a sorte também.

Sair da versão mobile