Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Unity 8 ainda não será utilizável no Ubuntu 20.04 LTS

A comunidade UBports informou que, infelizmente, o Unity 8 ainda não será utilizável no Ubuntu 20.04 LTS. Entenda por quê!

No início desta década, a Canonical falou sobre uma convergência que visava possibilitar o uso do mesmo sistema operacional em computadores, tablets e telefones celulares.

Unity 8 ainda não será utilizável no Ubuntu 20.04 LTS

O ambiente gráfico desse sistema operacional onipresente seria o Unity, mais especificamente o Unity 8 que tivesse uma distribuição semelhante à Unity 7, mas com um design mais plano e moderno.

A empresa recuou na convergência e retornou ao GNOME no Ubuntu, mas a comunidade UBports continuou com o desenvolvimento do Ubuntu Touch e do ambiente gráfico que no futuro levará a convergência ao sistema.

A grande pergunta que não quer calar é: Quando o Unity 8 estará pronto ou ao menos usável? No Ubuntu 20.04?

E foi exatamente isso que os desenvolvedores do UBports fizeram saber ao responder a uma pergunta sobre o Unity 8 no Ubuntu 20.04.

Unity 8 ainda não será utilizável no Ubuntu 20.04 LTS

Eles dizem que sim, haverá algo para baixar em abril deste ano, mas definitivamente não será “utilizável”. Provavelmente, será uma opção um ano depois, coincidindo com o lançamento do objetivo do Ubuntu 21.04.

Mesmo assim, eles não prometem nada e pedem mais ajuda dos desenvolvedores que podem contribuir com o trabalho ou executar testes.

“No sentido de ter algo disponível para download, é provável que sim. Mas definitivamente não será utilizável. Ainda precisa de muito trabalho na mesa. É possível esperar algo vagamente utilizável no espaço de um ano, mas não estamos fazendo promessas. A esse respeito. Como em todo esse trabalho, uma maior participação de desenvolvedores experientes ajudaria muito. No entanto, essa é uma área altamente avançada e especializada, portanto, é difícil encontrar pessoas.”


Como explicado antes, o Unity 8 foi projetado para ser uma evolução da versão anterior que também ficaria bem em dispositivos móveis.

Ele deixou um bom gosto na boca de todos que o experimentaram, mas a Canonical nunca o lançou porque desistiu e decidiu retornar a uma versão mais atualizada do ambiente gráfico que nos deu tanta alegria.

Então, em pouco mais de um ano, será provavelmente uma opção a considerar.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo