Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Valve confirmou que o cliente Steam irá suportar o Ubuntu 19.10

A Canonical desistiu de abandonar o suporte a 32 bits na próxima versão do Ubuntu, e consequentemente, a Valve confirmou que o cliente Steam irá suportar o Ubuntu 19.10.

Sim. Os jogadores do Ubuntu podem respirar aliviados, pois a a Valve confirmou que o cliente Steam para Linux suportará o Ubuntu 19.10.

Valve confirmou que o cliente Steam irá suportar o Ubuntu 19.10[/caption]

O desenvolvedor da Valve, Pierre-Loup Griffais, diz que o recente repensamento do Ubuntu sobre os planos para eliminar o suporte a 32 bits significa que “é provável que possamos continuar a suportar oficialmente o Steam no Ubuntu.”

A confirmação segue vários dias de grande drama na Comunidade Linux, todos resultantes do plano inicial do Ubuntu de aposentar o suporte a 32 bits na próxima versão do Ubuntu, a versão 19.10, a ser lançada em outubro.

Foi essa decisão – que havia sido discutida pelos desenvolvedores do Ubuntu há algum tempo – que surpreendeu muitos.

Isso resultou em um tweet de cair o queixo de um desenvolvedor da Valve, que anunciou que “o Ubuntu 19.10 e futuras versões não serão oficialmente suportadas pela Steam ou recomendadas para nossos usuários”.

Pior, o Steam não estava sozinho.

Uma faixa de usuários e desenvolvedores estava preocupada com a notícia, temendo que o software, os jogos e as ferramentas que eles construíssem e/ou confiassem não funcionassem mais com o Ubuntu.

Valve confirmou que o cliente Steam irá suportar o Ubuntu 19.10

A Canonical, felizmente, mudou de ideia e recuou. A empresa diz que continuará a permitir o suporte a softwares de 32 bits como o Steam e o WINE no Ubuntu 19.10 e no Ubuntu 20.04 LTS.

E a Valve diz que saúda a reconsideração, acrescentando que eles “não estão particularmente empolgados com a remoção de qualquer funcionalidade existente, mas essa mudança no plano é extremamente bem-vinda e nos permitirá continuar trabalhando para melhorias no modelo de distribuição do Steam sem causar novas dores de cabeça para os usuários.”

Mas eles não estão exclusivamente dedicados ao Ubuntu.

“O panorama do Linux mudou drasticamente desde que lançamos a versão inicial do Steam para Linux e, como tal, estamos repensando como queremos abordar o suporte de distribuição daqui para frente.”

Eles acrescentam que estão verificando várias distribuições Linux populares que ‘ofereçam uma ótima experiência de jogo para computador’.

E ainda pode ser que uma dessas distribuições se torne a plataforma recomendada pela Valve – mas, pelo menos por enquanto, tudo volta ao normal.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile