Verificação em duas etapas será obrigatória em contas do Google

Verificação em duas etapas será obrigatória em contas do Google
Verificação em duas etapas será obrigatória em contas do Google

Atualmente opcional, a verificação em duas etapas será obrigatória em contas do Google, em breve. Confira os detalhes dessa mudança.

O Google quer que todos os seus usuários adicionem uma segunda etapa para autenticar seus logins e está pronto para impor esse obstáculo de segurança ao máximo de pessoas possível ao mesmo tempo.

Agora, a empresa anunciou que fará exatamente isso em breve.

Verificação em duas etapas será obrigatória em contas do Google

Verificação em duas etapas será obrigatória em contas do Google

Especificamente, ele deseja aplicar a verificação em duas etapas ou 2SV a novos logins do Google, sendo a segunda etapa um prompt sim/não que aparece em um telefone já associado a uma conta.

Esta tela incluirá informações sobre a tentativa de acesso do dispositivo e sua localização aproximada.

Se você registrou um telefone em sua conta do Google e ainda não recebeu essas solicitações, espere que elas cheguem em breve:

“Hoje pedimos às pessoas que se inscreveram na verificação em duas etapas (2SV) que confirmem que são realmente elas com um simples toque por meio de um prompt do Google em seus telefones sempre que fizerem login.

Em breve, começaremos a inscrever usuários automaticamente na 2SV se suas contas forem configurado apropriadamente. (Você pode verificar o status da sua conta em nossa Verificação de Segurança).

Usar seu dispositivo móvel para fazer login oferece às pessoas uma experiência de autenticação mais segura e segura do que apenas as senhas.”

Quando isso acontecer, espere que os prompts de sim/não apareçam em cada telefone ou tablet conectado à sua conta do Google. Se você não quiser que eles apareçam em um dispositivo ao qual seus filhos têm acesso, será necessário fazer logoff nesse dispositivo.

Felizmente, isso pode ser feito facilmente por meio do recurso Verificação de segurança do Google. Existem também segundas etapas alternativas que você pode usar como padrão para inserir um código de um aplicativo autenticador que, novamente, pode ser definido na Verificação de segurança.

E se você não tem um dispositivo móvel vinculado à sua conta do Google… bem, isso é apenas uma brisa passageira.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile