VirtualBox 7 lançado com suporte completo para criptografia de VM

E foi lançado o VirtualBox 7 com suporte completo para criptografia de VM, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.

Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.

Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 7.

Novidades do VirtualBox 7

VirtualBox 7 lançado com suporte completo para criptografia de VM
VirtualBox 7 lançado com suporte completo para criptografia de VM

Já faz muito tempo desde a última vez que houve algo significativo para relatar sobre o software VM VirtualBox da Oracle: o VirtualBox 6.0 estreou em 2018 e o VirtualBox 6.1 em 2019, mas desde então tem sido bastante silencioso… suporte para criptografia completa de máquina virtual e uma nova pilha de gráficos baseada em Direct3D 11, que para uso em Linux agora está passando pelo DXVK.

Dito isso, o VirtualBox 7.0 foi lançado e agora permite que as máquinas virtuais sejam executadas totalmente criptografadas – incluindo a criptografia de logs de configuração e estados salvos.

Mas, para o VirtualBox 7.0, esse suporte à criptografia de VM é exposto apenas por meio da interface de linha de comando.

O VirtualBox 7.0 também apresenta uma nova pilha 3D. Esse suporte ao VirtualBox 3D é baseado no DirectX 11, enquanto a Oracle indica que está usando o DXVK para hosts não Windows (em particular: DXVK-Native), o que significa que a pilha do Direct3D está sendo executada no Vulkan.

O VirtualBox 7.0 também suporta outros grandes recursos, como dispositivos IOMMU virtuais para Intel e AMD, suporte a dispositivos virtuais TPM 1.2 e 2.0, EFI Secure Boot está finalmente conectado, vários aprimoramentos de GUI, Vorbis é o codec de áudio padrão para gravação de áudio com contêineres WebM enquanto Opus não é mais usado, suporte inicial para atualização automática do VirtualBox Guest Additions para convidados Linux e muitas outras alterações.

O suporte UEFI SecureBoot e TPM agora também permite que os convidados do Windows 11 trabalhem com o VirtualBox 7.0. O VirtualBox 7.0 também atualiza o kit de ferramentas Qt em uso, melhora a acessibilidade da interface do usuário e possui várias correções.

Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.

Como instalar ou atualizar o VirtualBox

Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.