VKD3D-Proton 2.12 lançado com suporte para NVIDIA Reflex

E foi lançado o VKD3D-Proton 2.12 com suporte para NVIDIA Reflex, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O VKD3D-Proton é um fork do VKD3D, que visa implementar a API completa do Direct3D 12 em cima do Vulkan.

Aqueles que ainda são novos no VKD3D-Proton devem saber que ele suporta alterações, otimizações e aprimoramentos específicos do Proton para melhor desempenho de jogos Windows baseados em Direct3D 12, que ainda não são suportados na parte principal do vkd3d.

Entre as diferenças, há também um foco no uso de extensões Vulkan modernas e nos recursos de versões recentes de drivers gráficos para obter compatibilidade total com Direct3D 12.

Como tal, a Valve usa o fork especificado no pacote baseado em Wine para executar jogos do Windows Proton.

O suporte ao DirectX 9/10/11 no Proton é baseado no pacote DXVK e a implementação do DirectX 12 até agora foi baseada na biblioteca vkd3d (após a morte do autor do vkd3d, a CodeWeavers continuou o desenvolvimento deste componente e a comunidade de vinhos) .

Agora, a Valve anunciou o lançamento da nova versão do VKD3D-Proton 2.12.

Novidades do VKD3D-Proton 2.12

VKD3D-Proton 2.12 lançado com suporte para NVIDIA Reflex
VKD3D-Proton 2.12 lançado com suporte para NVIDIA Reflex

O VKD3D-Proton 2.12 vem com uma série de melhorias significativas e correções para problemas conhecidos na implementação, e entre os recursos e correções abordadas, destacam-se melhorias de desempenho, estabilidade e compatibilidade.

Um dos novos recursos mais importantes do VKD3D-Proton 2.12 é o suporte adicionado para NVIDIA Reflex através de VK_NV_low_latency2.

Esse recurso reduz a latência em jogos suportados, melhorando a capacidade de resposta e a experiência de jogo para usuários de hardware NVIDIA, resultando em mira mais rápida, tempos de reação mais rápidos e precisão máxima em jogos competitivos.

Outra melhoria implementada no VKD3D-Proton 2.12 é a API D3D12 render pass, que é uma implementação da renderização D3D12 (nível 0), que resolve problemas em jogos que dependem desta funcionalidade específica do DirectX 12.

Além disso, o VKD3D-Proton 2.12 implementa VK_EXT_device_fault, uma extensão que permite aos desenvolvedores obter informações detalhadas sobre falhas e erros no hardware da GPU, facilitando o diagnóstico e resolução de problemas relacionados ao desempenho e estabilidade.

Destaca-se ainda a otimização da transição V-Sync e Tearing Present, isto graças à implementação de VK_EXT_swapchain_maintenance1 permitindo uma transição mais suave entre os modos V-Sync e Tearing Present, eliminando artefactos visuais irritantes e melhorando a experiência visual dos utilizadores.

Por outro lado, no VKD3D-Proton 2.12 ele declara Shader Model 6.7 por padrão se as extensões VK_KHR_shader_maximal_reconvergence e VK_KHR_shader_quad_controls forem suportadas.

Esta versão aborda vários problemas conhecidos, como tela preta em jogos como Atlas Fallen, desativação incorreta da cobertura alfa e travamentos de GPU em títulos como Warhammer: Darktide e a demo UE5 Lyra.

Soluções alternativas são implementadas para travamentos em jogos específicos, como Resident Evil 4 RT, títulos baseados em UE5 e World of Warcraft, melhorando a estabilidade geral e a compatibilidade do VKD3D-Proton com uma ampla variedade de jogos.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • A implementação de VK_NV_raw_access_chains melhora significativamente o desempenho da GPU em jogos específicos, especialmente aqueles que usam DXBC em vez de DXIL.
  • Um driver de cópia de descritor otimizado foi implementado para GPUs Intel Arc que suportam a extensão VK_EXT_descriptor_buffer.
  • Adicionado suporte para VKD3D_QUEUE_PROFILE e VK_NV_low_latency2 para facilitar a depuração e criação de perfil do sistema.
  • Corrigido desempenho extremamente ruim da GPU em alguns locais no Persona 3 Reload
  • Uma ferramenta CLI está incluída para inspecionar blobs root-sig e melhorias são feitas na localização atual e nos recursos de depuração.
  • Corrige alguns cenários em que um jogo tenta criar um pipeline inválido que deveria ter falhado na criação
    no D3D12 nativo.
  • Stubs ID3D12DeviceRemovedExtendedDataSettings implementados. 

Para saber mais sobre essa versão do VKD3D-Proton, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o VKD3D-Proton

E se você quiser experimentar o Proton no Steam agora, já sabe que pode instalar o cliente Steam no site oficial, embora também o encontre nos repositórios da maioria das distribuições.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.