Widelands 1.2 lançado com suporte a plugins e melhorias

E foi lançado o jogo Widelands 1.2 com suporte a plugins e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Widelands é um jogo de estratégia onde você começa governando uma pequena tribo com seu edifício principal semelhante a um castelo armazenando todos os seus recursos.

Durante o jogo, seu objetivo é expandir a tribo e cada membro contribui para a produção de recursos como madeira, alimentos, ferro, ouro, entre outros (mecânica bastante semelhante a Age of Empires ou 0 A.D).

Widelands se destaca por oferecer uma experiência de jogo com diversas campanhas que contam histórias únicas de diferentes tribos e seus desafios neste mundo.

Além disso, o usuário pode aproveitar o jogo no modo multiplayer, adicionando uma camada extra de competição ao interagir com outros jogadores.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Widelands anunciou, através de um post no blog, o lançamento da versão estável do Widelands 1.2.

Novidades do Widelands 1.2

Widelands 1.2 lançado com suporte a plugins e melhorias
Widelands 1.2 lançado com suporte a plugins e melhorias

O Widelands 1.2 chega depois de um ano e meio desde a versão anterior (Widelands 1.1) e esta versão apresenta a introdução de complementos, melhorias nos cenários, mapas, entre outras coisas.

No Widelands 1.2, uma de suas principais novidades é a introdução de plugins de interface de usuário, que permitem adicionar funções adicionais à interface de usuário, ampliando assim as possibilidades de customização e funções à interface do usuário.

Outra novidade do Widelands 1.2 é o suporte inicial às batalhas navais “Naval Warfare Advance”, que permite que frotas sejam utilizadas para realizar invasões nas costas de outros territórios utilizando navios de guerra.

Este recurso é oferecido como uma prévia e pode ser habilitado explicitamente na tela de configurações do jogo, adicionando uma nova dimensão estratégica à jogabilidade.

Além disso, foi implementada a capacidade de atribuir guarnições de soldados a portos e quartéis-generais, este novo recurso adiciona uma camada adicional de estratégia e defesa à jogabilidade.

Mudanças equilibradas também foram feitas na economia amazônica e um quinto cenário foi adicionado à campanha da Frísia, proporcionando aos jogadores mais desafios e conteúdo para desfrutar.

A versão 1.2 também traz melhorias na acessibilidade da interface do usuário, incluindo imagens de alta resolução para muito mais unidades e mais configurações na tela de configurações do jogo, como durações configuráveis ​​para condições de vitória cronometradas.

Por outro lado, em Widelands 1.2 as traduções foram melhoradas e esta versão está totalmente traduzida para catalão, alemão, húngaro, alemão, espanhol e com traduções completas para outros 8 idiomas em mais de dois terços.

Das outras mudanças que se destacam no Widelands 1.2, temos:

  • Agora, os jogadores de computador podem lidar com a diplomacia de forma mais eficaz.
  • Foi introduzida a opção de colocar notas fixadas nos campos do mapa para marcar pontos importantes.
  • Os hiperlinks permitem uma navegação mais rápida e fácil na enciclopédia e na ajuda online.
  • Dentro do editor, a publicação de mapas ficou mais fácil.
  • Corrigido problema com a remoção de quadros de animação desnecessários de edifícios.
  • A imagem inicial do editor foi melhorada para uma experiência mais agradável.
  • Ajustada a posição do sinal vazio em Minas Atlantes para que fique visível quando as tags de status forem exibidas.
  • As fronteiras e bandeiras da Amazon foram redesenhadas com cores de jogador mais visíveis.
  • Atualizado o retrato da campanha dos Frísios.

Para saber mais sobre essa versão do Widelands, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Widelands

Para instalar a versão mais recente do Widelands nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o jogo Widelands no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.