Win-KeX versão 2.0 lançado com suporte ao WSL 2 e outras melhorias

E o projeto Kali Linux lançou o Win-KeX versão 2.0 com suporte ao WSL 2 e outras melhorias. Confira todas as novidades dessa atualização.

No mês passado, quando o Kali Linux 2020.3 foi lançado, ele veio com muitos recursos interessantes, incluindo uma nova ferramenta de pacote, Win-KeX (Windows plus Kali Desktop eXperience, ou Windows mais Kali Desktop eXperiencia).

Win-KeX é um ambiente gráfico de desktop para Kali Linux rodando no subsistema Windows para Linux 2 (WSL 2). O objetivo é fornecer uma GUI e melhorar a experiência do Kali Linux no WSL 2.

Agora, para estender ainda mais seu suporte, o Kali Linux anunciou agora a segunda iteração do Win-KeX.

Win-KeX versão 2.0 lançado com suporte ao WSL 2 e outras melhorias

Win-KeX versão 2.0 lançado com suporte ao WSL 2 e outras melhorias
Win-KeX versão 2.0 lançado com suporte ao WSL 2 e outras melhorias

Win-KeX versão 2.0 é carregado com toneladas de novos aprimoramentos, como área de transferência compartilhada, som e suporte multi-sessão.

O novo Win-KeX versão 2.0 adicionou suporte para sessões simultâneas. Isso significa que agora você pode executar as sessões do Win-KeX GUI como um usuário sem privilégios, usuário root e modo de sessão contínuo.

Ao contrário do modo Windows que executa uma sessão da área de trabalho Kali Linux em uma janela separada, o Win-KeX no modo contínuo é uma nova edição na qual o painel Kali Linux é iniciado na parte superior da tela da área de trabalho do Windows.

Os aplicativos que iniciam por meio do painel compartilham a área de trabalho com os aplicativos do Microsoft Windows.

Em qualquer sessão que você deseja executar o KeX, você também pode iniciá-lo de qualquer lugar, o que significa que você não precisa primeiro mudar para nenhum diretório específico.

Além disso, a v2.0 também adicionou suporte a som, que você pode habilitar usando o parâmetro de linha de comando --sound ou -s ao iniciar o Win-KeX.

No entanto, também vale a pena mencionar que iniciar o Win-KeX no modo Seamless ou com suporte de som requer acesso através do firewall do Windows Defender. Portanto, quando solicitada a autorização, você primeiro precisa marcar “Redes públicas”.

Outro recurso interessante que a versão Win-KeX habilitou é o compartilhamento de pranchetas. Agora você pode cortar e colar facilmente o conteúdo entre o Kali Linux em execução no WSL 2 e aplicativos do Windows.

Por último, se você deseja executar o Win-KeX versão 2.0, deve estar executando o Windows 10 versão 2004 ou superior, que oferece suporte a WSL 2. No entanto, a Microsoft recentemente fez backport do suporte WSL2 para Windows 10 1903 e 1909 mais antigos. Portanto, você também pode executar Kali Linux usando Win-KeX na versão pré-2020 do Windows 10.

Para obter mais informações sobre a instalação e uso do Win-KeX, leia os documentos oficiais.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Kali, Linux, Não categorizado, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile