Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Windows 10 terá um gerenciador de pacotes semelhante ao Linux

Durante a a conferência de desenvolvedores Build 2020, a Microsoft anunciou que o Windows 10 terá um gerenciador de pacotes, semelhante ao Linux.

No Linux, tudo começou como uma solução para diminuir a complexidade da instalação de programas, que muitas vezes ainda precisavam ser compilados. A solução foi o gerenciador de pacotes, um software que atualmente é encontrado na grande maioria das distribuições Linux.

Windows 10 terá um gerenciador de pacotes semelhante ao Linux

Agora, a Microsoft usou a conferência de desenvolvedores Build deste ano para anunciar a primeira pré-visualização do Gerenciador de Pacotes do Windows que está sendo construido para o Windows 10. É o Linux fazendo escola!

Windows 10 terá um gerenciador de pacotes semelhante ao Linux


Funcionando como um gerenciador de pacotes Linux, a nova ferramenta do Windows facilitará a instalação de aplicativos em seus dispositivos, pois ela pode procurar e baixar automaticamente a versão mais recente com apenas um comando.

O comando ‘winget install‘ permitirá que os usuários instalem rapidamente qualquer aplicativo que já tenha sido adicionado ao repositório, enquanto o comando ‘search‘ permitirá procurar pacotes disponíveis.

Sem dúvida, o Windows Package Manager, inspirado no Linux, será útil para profissionais de TI que desejam não apenas instalar aplicativos mais rapidamente, mas também automatizar tudo em seus dispositivos.

Então, por que a Microsoft está construindo um novo gerenciador de pacotes a partir do zero, em vez de investir em um projeto de código-fonte aberto que permitiria fazer tudo mais rápido?

É por causa dos aplicativos que a empresa deseja ter controle total, pois a Microsoft explica que apenas o software validado e confiável deve ser oferecido no gerenciador de pacotes.

Em outras palavras, você pode ter certeza de que tudo o que você pode baixar do gerenciador de pacotes é seguro.

Sobre isso, a Microsoft explica que:

“Examinamos vários outros gerenciadores de pacotes. Houve vários motivos que nos levaram a criar uma nova solução. Uma preocupação crítica que tínhamos era como construir um repositório de aplicativos confiáveis. Estamos verificando automaticamente cada manifesto.”

“Aproveitamos o SmartScreen, a análise estática, a validação de hash SHA256 e alguns outros processos para reduzir a probabilidade de software mal-intencionado entrar no repositório e na sua máquina. Outro desafio importante foram todas as alterações necessárias para poder entregar o programa cliente como um aplicativo nativo do Windows.”

O novo Gerenciador de Pacotes do Windows funcionará no Windows 10 versão 1709 e mais recente, e o cliente já pode ser encontrado na página do projeto no GitHub.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo