Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Wine 4.4 lançado com nova ferramenta MSIDB e mais APIs Media Foundation

O projeto Wine anunciou o lançamento do Wine 4.4 com nova ferramenta MSIDB e mais APIs Media Foundation. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.


O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Wine 4.4 lançado com nova ferramenta MSIDB e mais APIs Media Foundation

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Novidades do Wine 4.4

O Wine 4.4 é a nova versão de desenvolvimento da camada de compatibilidade de código-fonte aberto para executar aplicativos do Windows no Linux.

O Wine 4.4 não é particularmente empolgante na frente de jogos, mas agora possui uma nova ferramenta MSIDB para manipular bancos de dados MSI, a capacidade de suportar botões de desenho personalizados em controles comuns, mais APIs do Windows Media Foundation foram implementadas e as usuais correções de bugs.

Além disso, o Wine 4.4 tem 50 correções de bugs conhecidas que afetam StarForce v3, Skype 4, R.U.S.E., Rhapsody 4.0, o downloader do GOG.com, Epic Games Launcher 7.x, Skyrim, Fallout 3, FEAR 2 e outras correções de jogos e aplicativos.

Para saber mais sobre essa versão do Wine, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile