Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Wine 4.1 lançado como o primeiro passo em direção ao Wine 5

O projeto Wine anunciou o lançamento do Wine 4.1, como o primeiro passo em direção ao Wine 5. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.


O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.
Wine 4.1 lançado como o primeiro passo em direção ao Wine 5

Para ser um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Novidades do Wine 4.1

Com o Wine 4.0 lançado, o desenvolvimento de recursos está de volta para o Wine, com o que será conhecido como Wine 5.0, o seu próximo lançamento estável no próximo ano.

Ou seja, o Wine 4.1 foi lançado para marcar o pontapé inicial desta nova série bi-semanal.

A versão do Wine 4.1 adiciona suporte para spin-locks do kernel NT, melhor posicionamento do glifo no DirectWrite, relatórios de informações de CPU mais precisos, correções de manipulação de contexto no compilador IDL e várias correções de bugs.

Falando nisso, 30 correções de bugs conhecidas entraram no Wine 4.1. Incluindo correções para jogos como Warcraft 3, BioShock Remastered e o cliente do jogo GOG Galaxy.

Para saber mais sobre essa versão do Wine, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile