WINE 5.11 lançado com Mono atualizado e arquiteturas antigas removidas

WINE 5.11 lançado com Mono atualizado e arquiteturas antigas removidas
WINE 5.11 lançado com Mono atualizado e arquiteturas antigas removidas

O projeto Wine anunciou o lançamento do Wine 5.11 com Mono atualizado e arquiteturas antigas removidas. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

WINE 5.11 lançado com Mono atualizado e arquiteturas antigas removidas

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Agora, como a cada duas semanas desde que o modelo ou a frequência de atualização foi alterada, a equipe de desenvolvedores lançou o WINE 5.11.

Novidades do Wine 5.11

A versão 5.10 deste software “sem emulação” para aplicativos Windows em sistemas como o Linux, trazia novos recursos, como uma nova biblioteca Unix para NTDLL, mas também para corrigir muitos bugs.

O WINE 5.11 também introduz muitas mudanças, mas nas notícias mais notáveis ​​eles apenas nos falam sobre o habitual 5-6.

Dos 5 novos recursos destacados, além do sexto que lida com a correção de erros, o que talvez mais se destaca é o primeiro: o mecanismo WINE Mono foi atualizado para a versão 5.1.0, que inclui suporte para a biblioteca WpfGfx.

Quanto às correções, eles fizeram um total de 57, mas esta atualização fez um total de 348 alterações. O que você tem abaixo é a lista das notícias mais destacadas que aparecem na nota de lançamento.

Resumindo, os destaques do WINE 5.11, são os seguintes:

  • O mecanismo Mono foi atualizado para a v5.1.0, com suporte para a biblioteca WpfGfx.
  • Mais trabalho na biblioteca Unix separada para NTDLL.
  • Início da implementação do driver do kernel do NetIO.
  • Suporte inicial para a API do Ticket de Impressão.
  • Eliminação da arquitetura obsoleta do PowerPC de 32 bits.
  • Várias correções de bugs.

Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.

Se, até o momento, não há surpresas, a próxima versão será o WINE 5.12. Ele chegará na próxima sexta-feira, 3 de julho e, entre suas inovações, a implementação do driver do kernel do NetIO e várias centenas de outras pequenas alterações deverão continuar a melhorar.

Como instalar ou atualizar o Wine 5.11

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile